Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições Governador

Cerca de 170 candidatos disputam vaga para governos estaduais

Nas eleições de hoje (3), 171 candidatos disputam uma vaga ao governo dos estados. Os eleitos vão comandar o cargo mais importante do Executivo estadual. São eles que discutem com o Poder Executivo a elaboração de leis de interesse do estado.

Tendo como função básica o cuidado com a administração estadual, o governador, ao propor leis, deve ficar atento à sua competência. Não pode, por exemplo, revogar leis federais e deve prestar contas à Assembleia Legislativa.

Os 14,3 mil candidatos às assembleias legislativas têm como função a fiscalização das contas do Executivo local. Deverão legislar: propor, emendar e alterar leis do estado. Podem propor leis sobre meio ambiente, orçamento, esportes, desde que elas não contrariem a legislação federal.

A Constituição determina que o número de deputados da Assembleia Legislativa corresponda ao triplo da representação do estado na Câmara. Se o número chegar a 36, será acrescido de tantos quantos forem os deputados federais acima de 12.

Deputados estaduais e governadores são eleitos para um mandato de quatro anos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.