• Carregando...
José Serra: tucano, segundo as recentes pesquisas, está perdendo em São Paulo, onde o PSDB comanda o estado há 16 anos | Paulo Whitaker / AFP
José Serra: tucano, segundo as recentes pesquisas, está perdendo em São Paulo, onde o PSDB comanda o estado há 16 anos| Foto: Paulo Whitaker / AFP

Beto Richa amplia vantagem e venceria no primeiro turno

O candidato Beto Richa (PSDB) abriu 16 pontos de vantagem sobre Osmar Dias (PDT) e venceria a eleição para o governo do Paraná no primeiro turno, de acordo com a segunda pesquisa Ibope/RPC divulgada ontem.

Leia a matéria completa

Requião se mantém estável e Fruet ultrapassa Barros

Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT) seguem liderando a disputa pelas duas vagas do Paraná no Senado Federal, de acordo com a segunda pesquisa Ibope/RPC, divulgada ontem.

Leia a matéria completa

Só deslize grave do PT muda cenário, dizem especialistas

Apenas um erro gravíssimo da campanha petista poderia mudar o panorama de vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno, segundo três especialistas de diferentes universidades entrevistados pela Gazeta do Povo. "Não há qualquer número que contrarie esse favoritismo", diz o cientista político e historiador Francisco Fonseca, da FGV-SP.

Leia a matéria completa

Serra vence petista apenas em Curitiba

Pesquisa Ibope/RPC divulgada ontem à noite confirmou a sondagem do Datafolha sobre o posicionamento do eleitor curitibano e paranaense em relação à disputa presidencial. O estudo apontou que Dilma Rousseff lidera no estado, com 43% das intenções de voto contra 40% de José Serra. Já o tucano tem a dianteira em Curitiba – 42% a 35%. Marina Silva tem 7% em todo o estado e 9% na capital.

Dilma, entretanto, não vence em todas as regiões do Paraná. Além do eleitorado de Curitiba, a pesquisa Ibope/RPC segmentou o estado em outras seis partes. A petista está na frente na região metropolitana da capital (51% a 36%), na região Norte/Centro-Ocidental (55% a 45%) e na Oeste (45% a 38%) e na Sudoeste-Sul (51% a 32%). Além de Curitiba, Serra lidera na região Sudeste/Centro-Oriental (44% a 38%) e na Norte Pioneiro/Norte Central (46% a 37%).

  • Veja que Dilma consolidou a vantagem sobre Serra

Brasília - Além de ampliar a vantagem sobre José Serra (PSDB) para 20 pontos porcentuais em todo país, Dilma Rousseff (PT) começa a liderar a corrida eleitoral em redutos tucanos como Paraná e São Paulo. Os números da última pesquisa Datafolha, divulgada ontem, mostram que pela primeira vez a petista lidera em todas as regiões e nos sete estados com maior eleitorado. Entre as sete principais capitais brasileiras, a ex-ministra só perde em Curitiba.

No geral, Dilma aparece com 49% contra 29% de Serra e 9% de Marina. No estudo anterior, do dia 20 de agosto, ela somava 47% contra 30% do tucano e os mesmos 9% da senadora. Se a eleição fosse hoje, a petista seria eleita no primeiro turno com 55% dos votos válidos (sem contar os brancos e nulos).

O Datafolha avaliou o desempenho dos presidenciáveis separadamente em quatro regiões (Sudeste, Nordeste, Norte/Centro-Oeste e Sul). A candidata governista manteve uma liderança folgada nas três primeiras e avançou cinco pontos no Sul. Somando-se a intenção de votos de gaúchos, catarinenses e paranaenses, ela tem agora 43% contra 36% de Serra e 7% de Marina.

Na análise segmentada dos sete principais estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e Pernambuco) e o Distrito Federal, a petista vence em todos. As viradas aconteceram em São Paulo (Serra liderava por 41% a 34% e agora perde por 41% a 36%), Rio Grande do Sul (Serra vencia por 43% a 35% e agora perde por 43% a 39%) e no Paraná (Serra estava na dianteira com 41% a 34% e agora perde por 43% a 34%).

"Ficar atrás em São Paulo é a pior derrota para o PSDB. Além de ser a casa do Serra, o partido governa o estado há 16 anos seguidos", avalia o cientista político Francisco Fonseca, da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP).

Entre as sete principais capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador e Recife), Dilma já vencia em quatro e virou na capital paulista e gaúcha. A única que permanece dando preferência a Serra é a paranaense.

Ainda assim, a petista ganha cada vez mais espaço entre o eleitorado curitibano. No estudo anterior, ela tinha 24% contra 43% de Serra na cidade. Agora, o tucano aparece com 40% contra 31% da ex-ministra.

Curitiba também é, ao lado de Belo Horizonte, a capital pesquisada com mais intenções de voto para Marina Silva. A senadora tem 15% nas duas cidades. Em todo o Paraná, entretanto, ela mantém a média nacional e fica com 9%.

Os dados do Datafolha reforçam a nova estratégia do PSDB, que dará prioridade a partir de agora aos quatro estados em que tem chances de eleger governadores – São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás. Amanhã, Serra desembarca em Cascavel, no Oeste paranaense, para fazer campanha com Beto Richa. O candidato tucano ao Palácio Iguaçu também aparecerá mais vezes no horário eleitoral reservado para a disputa presidencial para pedir votos para Serra.

Segundo o cientista político Emerson Cervi, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o plano de colar a campanha nacional na estadual não surtiu efeito até agora, tanto na relação entre Serra e Beto quanto na de Dilma e Osmar Dias (PDT). "A eleição não foi federalizada. Ou seja, o eleitor está distinguindo entre o que acha melhor para o estado e para o país."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]