• Carregando...
Confira os governadores eleitos em segundo turno |
Confira os governadores eleitos em segundo turno| Foto:

PT declara o fim da era Roriz

Brasília - Em uma disputa marcada por troca de acusações, guerra jurídica e os efeitos do "mensalão do DEM", o neopetista Agnelo Queiroz foi eleito governador do Distrito Federal, com 66,10% dos votos válidos. O ex-comunista, filiado ao PT há dois anos, impôs uma derrota histórica ao clã Roriz, cuja representante, Weslian Roriz (PSC), obteve 33,90% da fatia do eleitorado.

Leia matéria completa

Com a nova composição de poder nos estados brasileiros, a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) vai encontrar um cenário político um pouco mais difícil do que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se deparou após as eleições de 2006. Lula contava com 18 governadores aliados e 9 oposicionistas. Dilma Rousseff, em princípio, terá 16 governadores aliados e 11 opositores. Com exceção de Roraima, os outros sete estados e o Distrito Federal, que tiveram o pleito definido ontem, não trouxeram grandes surpresas nos resultados (veja gráfico ao lado), confirmando o já previsto pelas pesquisas eleitorais. Cinco governadores eleitos no segundo turno apoiam Dilma Rousseff. Outros quatro são da oposição.

Mesmo com a derrota à Presidência da República, o PSDB sai fortalecido das eleições estaduais de 2010. O partido foi o campeão, levando oito estados dos 11 oposicionistas. Os tucanos levaram no primeiro turno quatro estados – entre eles São Paulo e Minas Gerais, os dois maiores colégios eleitorais – e no segundo turno, outros quatro.

O PSB também mostrou desempenho positivo. Fez três governadores no primeiro turno e elegeu outros três ontem, somando, ao total, seis estados. O PMDB elegeu quatro governadores no primeiro turno e ontem levou Rondônia também. O PT, que elegeu quatro no primeiro turno, só venceu no Distrito Federal, repetindo o desempenho de 2006, quando também emplacou cinco governadores.

Na composição de forças, três estados não seguiram a lógica das alianças políticas formadas. No Amazonas, o governador eleito, ainda no primeiro turno, Omar Aziz (PMN) declarou apoio a Dilma Rousseff durante o segundo turno. Seguindo a lógica das alianças partidárias, Aziz teria de ter apoiado José Serra (PSDB). Na Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), eleito ontem, fez alianças regionais com o PSDB e DEM. Mesmo assim, manteve apoio a Dilma Rousseff. Já no Mato Grosso do Sul, o peemedebista dissidente André Puccinelli, eleito no primeiro turno, apoiou José Serra.

Segundo turno

Em Roraima, as pesquisas eleitorais mostravam vantagem do candidato Neudo Campo (PP) de noves pontos porcentuais sobre José de Anchieta (PSDB). O resultado, porém, surpreendeu. Numa disputa acirrada, José Anchieta venceu com 50,41%, contra 49,59% – uma diferença de menos de um ponto porcentual e 1.759 votos. Com o resultado, o PSDB alcançou o seu oitavo estado. Em Goiás, como previsto, as eleições foram muito disputadas. Marconi Perillo (PSDB) venceu Iris Rezende (PMDB) por uma diferença de seis pontos porcentuais. Na Paraíba, como esperado, Coutinho levou. Em Alagoas, Teotônio Vilela (PSDB) venceu. No Pará, os tucanos também venceram com Simão Jatene.

O Distrito Federal foi o primeiro a terminar as apurações ontem. A contagem dos votos confirmou o favoritismo de Agnelo Queiroz (PT). No Amapá, a vitória foi de Camilo Capi­be­ribe, do PSB também. No Piauí, Wilson Martins (PSB) é o governador eleito. Em Rondônia, o resultado das urnas confirmou as pesquisas, com a vitória de Confuncio Moura (PMDB).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]