Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
cidadania

Eleitores que vão votar em trânsito já passam de 80 mil, diz TSE

Resultado foi atualizado até as 19h deste domingo pelos TREs. Número final só deve ser anunciado nesta segunda-feira

O Tribunal Superior Eleitoral contabilizou até as 19h deste domingo (15) o cadastramento de 80.450 eleitores para votar em trânsito no primeiro turno das eleições de outubro. Para o segundo turno, o total chegou a 76.485 cadastramentos.

O número não é final, porque nem todos os cartórios eleitorais terminaram a contagem dos dados ainda. Segundo o TSE, não foi possível finalizar os dados neste domingo devido à diferença de fuso horário em estados da região Norte (uma hora a menos em relação a Brasília) e a situações em que ainda havia eleitores à espera de atendimento mesmo após o fim do horário estipulado por algus cartórios eleitorais para o cadastramento.

Segundo o TSE, o resultado final de eleitores que vão votar em trânsito só deve ser divulgado nesta segunda-feira (16).

O voto em trânsito é uma novidade nas eleições deste ano. A alteração na legislação eleitoral, aprovada pelo Congresso, permite ao eleitor que estiver em uma capital de estado ou no Distrito Federal, votar para presidente, desde que tenha feito o registro. O período de cadastramento dos eleitores teve início no dia 15 de julho e terminou neste domingo.

Em Brasília, o militar Paulus Mendes Porto, de Canoas (RS), foi com a mulher e os dois filhos fazer o cadastramento em um cartório eleitoral na tarde deste domingo, mas saiu sem o registro. Como a família já não votava há algum tempo e perdeu o recadastramento eleitoral, não pôde fazer o cadastramento para o voto em trânsito. "A gente queria muito votar. Já tínhamos até candidato, mas vai ficar para a próxima", afirmou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.