Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Legislativo

Fichas-sujas não mudam quadro eleitoral no Paraná

Com 30.577 votos, Geraldo Cartário não conseguiria se eleger deputado federal | Valterci Santos / Gazeta do Povo
Com 30.577 votos, Geraldo Cartário não conseguiria se eleger deputado federal (Foto: Valterci Santos / Gazeta do Povo)

O impasse do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a validade da Lei da Ficha Limpa já nessas eleições não modificará o quadro dos eleitos para deputado estadual e federal do Paraná. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE), dos 32 candidatos indeferidos do estado, oito foram barrados com base na Lei da Ficha Limpa. Aprovada em 4 de junho de 2010, a lei proíbe a candidatura de políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada em processos ainda não concluídos.

Ontem, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o número de votos recebidos pelos candidatos indeferidos. No Paraná, nenhum desses candidatos conseguiria se eleger: Antonio Ricardo dos Santos (PP), Geraldo Cartário (PDT), Nilton Cezar Servo (PRB) e Iris Simões (PR), que tentaram vagas na Câmara Federal; Alessandro Menheghel (DEM), Antonio Belinati (PP), Padre Luizinho (PSB) e Erivan da Mundial (PRTB), que tentaram vagas na Assembleia Legislativa.

Os votos dos candidatos com registros ainda pendentes não foram computados pelo TSE. Segundo a assessoria do tribunal, não há data prevista para os processos dos candidatos barrados serem julgados. O candidato Carlos Roberto Scarpelini também teve seu registro indeferido por causa da Lei da Ficha Limpa, mas não entrou com recurso.

O presidente do TSE, Ricardo Levandowski, disse ontem que todos os casos de candidatos barrados pela Ficha Limpa serão julgados até o fim do segundo turno. Em todo o país são mais de 200 candidaturas barradas que deverão ser analisadas caso a caso. Conforme a decisão, o número de cadeiras de cada partido poderá variar em outros estados, principalmente devido aos "puxadores de voto’’, por causa do coeficiente eleitoral.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.