Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições 2010

“Foi para o bem do eleitorado”, diz juiz sobre pesquisas barradas

Segundo o juiz auxiliar Nicolau Konkel Júnior, faltaram nos levantamentos critérios técnicos exigidos por lei. “O risco maior é ter conhecimento de pesquisas equivocadas”, explicou em entrevista coletiva nesta quarta-feira

O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) Nicolau Konkel Júnior, responsável pelas liminares que suspenderam três das cinco pesquisas barradas no estado, concedeu entrevista coletina na tarde desta quarta-feira (29) para explicar o motivo das suspensões. Segundo ele, faltaram critérios técnicos exigidos por lei. "Foi para o bem do eleitorado", disse. "O risco maior é ter conhecimento de pesquisas equivocadas".

A divulgação das pesquisas foi suspensa a pedido da coligação do candidato ao governo do estado Beto Richa (PSDB). Quanto à falta desses critérios nas pesquisas já divulgadas, o juiz explicou que a Justiça só atua quando há algum pedido, o que não aconteceu nos outros levantamentos. Para a suspensão do última pesquisa do Datafolha, o juiz alegou falta de critérios de ponderação quanto ao grau de instrução e nível econômico dos 1.490 entrevistados. Segundo ele, a ausência de indicação desses critérios comprometia os resultados. A multa, caso a decisão seja descumprida, é de R$ 100 mil. No debate da RPC TV de terça-feria (28) Beto Richa disse que pediu a proibição da divulgação das pesquisas no estado porque elas estariam errando os resultados. Os números, segundo o candidato, não estariam batendo com os dados das pesquisas internas do PSDB.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.