
Pela primeira vez na história do país, os eleitores que não estão nas cidades onde possuem domicílio eleitoral podem votar para presidente da república. No Colégio Estadual do Paraná, um dos três locais em Curitiba onde estão sendo realizadas as sessões especiais de voto em trânsito, o movimento era grande já durante a manhã. São três salas dedicadas para os cidadãos que precisam justificar, ou se cadastraram para o voto em trânsito até o dia 15 de Agosto.
Victor Salvino Borges, 22 anos, estudante de Engenharia Elétrica, entrou na fila para exercer o seu direito de voto. Registrado em Ituiutaba/MG, ele se cadastrou para o voto em trânsito no começo do prazo, "Eu não queria justificar o voto de novo, como ainda não transferi o título, achei importante votar, pelo menos, para presidente".
Já Marina Morgenthaler, se cadastrou para não ter que viajar para São Paulo, onde é registrada, como fez nas ultimas eleições. "Quero votar para presidente para defender o meu candidato. Até porque, no caso da presidência, se trata do destino do país, e não do de um único estado".
***
Aprovado pelo Congresso em 2009, o voto em trânsito pode ser exercido em qualquer uma das 27 capitais brasileiras. Só em Curitiba, são 8 mil eleitores cadastrados para os dois turnos da eleição.Os locais para votação em transito na capital paranaense são: Colégio Estadual do Paraná (Avenida João Gualberto), Colégio Bom Jesus (Praça Rui Barbosa) e no SENAC (Rua André de Barros).



