Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
eleições 2010

Observadores de 36 países acompanham eleições no Brasil

Sete capitais brasileiras receberam visita de observadores estrangeiros. TSE assinou convênios internacionais para troca de experiência

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que 146 observadores de 36 países estão no Brasil para acompanhar as eleições neste domingo (3). Divididos em grupos, eles visitaram tribunais regionais e zonas eleitorais nas capitais de seis estados (São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul) e do Distrito Federa.

Segundo a assessora internacional do TSE, Susan Kleebank, a maior parte dos visitantes é de países africanos e da América Latina e está interessada nos protocolos técnicos das urnas eletrônicas brasileiras. Entre os visitantes, estão representantes de duas Organizações Não Governamentais (ONGs) do Haiti.

"Os representantes vieram a pedido do Legislativo ou do Executivo dos países. Há grande demanda internacional com o Brasil nessa área eleitoral", disse a assessora do TSE.

O presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, assinou convênios internacionais com a a Organização dos Estados Americanos (OEA), com o governo do México e com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Os acordos preveem a troca de experiências sobre legislação eleitoral, visitas de representantes internacionais ao Brasil e o repasse de informações sobre urnas eletrônicas, votação no exterior e publicidade eleitoral.

"Hoje, os senhores tiveram a oportunidade de testemunhar o funcionamento desta etapa crucial de nossa democracia, quando mais de 135 milhões de brasileiros votaram utilizando urnas eletrônicas, do Sul ao Norte do país", disse o presidente do TSE.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.