Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Bebida alcoólica

Paraná não vai ter Lei Seca no domingo, dia das eleições

Ao contrário do que ocorreu nas eleições de 2008, neste ano não será proibida a venda de bebidas alcoólicas no dia 3 de outubro em todo o Paraná. Por decisão do secretário estadual da Segurança Pública, coronel Ara­­mis Linhares Serpa, a chamada Lei Seca não entrará em vigor no Paraná.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança, Serpa acredita que as leis já existentes de restrição à venda de bebidas alcoólicas são suficientes. Ainda de acordo com a secretaria, a medida foi adotada seguindo exemplo de estados como Santa Catarina e São Paulo, que também não adotam a Lei Seca durante as eleições. Em Santa Catarina, a lei não é adotada desde o segundo turno das eleições de 2006. Em São Paulo, o anúncio de que não haverá Lei Seca neste ano foi feito em 15 de setembro.

Não existe legislação federal que obrigue os estados a aplicarem a Lei Seca no dia das eleições. A decisão é tomada pelas secretarias de segurança. Nas eleições municipais de 2008, a venda de bebidas alcoólicas foi proibida no Paraná da zero hora até a meia-noite do dia das eleições.

A Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas no Paraná (Abrabar) comemorou a decisão. "É uma grande de­­­mons­­­tração de respeito com o amadurecimento dos cidadãos e, principalmente, com a iniciativa privada e os trabalhadores", disse Fábio Aguayo, presidente da associação.

Ele informou que vai se reunir com representantes do setor, amanhã, para recomendar que os estabelecimentos parem de vender bebidas alcoólicas, de forma espontânea, a partir das 5 horas da madrugada de domingo. "Nós queríamos poder trabalhar tranquilos. Agora vamos dar nossa contribuição", afirmou. Segundo Aguayo, a proibição da venda na virada de sábado para domingo, como aconteceu na última eleição, é prejudicial ao setor.

Esquema de segurança

O governo estadual também anunciou ontem que um esquema especial de segurança será montado para o dia das eleições, com reforço de 2 mil policiais em todo Paraná. Também haverá fiscalização de propaganda de boca de urna. Neste ano, quem for flagrado fazendo a propaganda irregular em Curitiba será encaminhado para o prédio do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), no bairro Parolin.

* * * * *

Interatividade

A decisão de liberar a venda de bebidas alcoólicas no dia das eleições é correta?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.