• Carregando...

Dados divulgados nesta terça-feira (21) pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) mostram que 85% dos brasileiros são a favor da Lei da Ficha Limpa. Além disso, 43% dos entrevistados conhecem algum caso de político que compra ou já tenha comprado voto e 41% conhecem alguém que já tenha trocado o voto por benefício.

Os dado dão de um levantamento do Instituto Ibope, encomendado pela AMB. O estudo traça o perfil do eleitorado brasileiro. Foram entrevistadas 2.002 pessoas, entre 18 e 21 de agosto, em 140 cidades.

Quase 10% não sabe do que se trata a lei da Ficha Limpa

A pesquisa mostra que 9% do eleitorado brasileiro não conhecem a Lei da Ficha Limpa e 3% são contra essa norma, que proíbe a candidatura de políticos com condenações por órgãos colegiados.

"A democracia requer tempo", disse o presidente da AMB, Mozar Valadares. "Temos de ter compreensão com a história e os costumes do país. É um processo que leva tempo", completou.

Entre os 85% que aprovam a lei, a maior parte (91%) é de eleitores das regiões Norte e Centro-Oeste. Na análise do nível de escolaridade, 91% dos favoráveis à Ficha Limpa têm curso superior e 88%, ensino médio completo.

Entretanto, a maior parte dos eleitores – 73% - acredita que a política é uma atividade que beneficia os próprios políticos e não a sociedade. E, na hora de escolher o candidato, 21% levam em conta os benefícios que a comunidade ou a própria família pode receber.

"Isso mostra o grau de insatisfação em relação à classe 'político'. O que precisamos, agora, é agilizar as denúncias e punições, para que a sociedade se conscientize", ressaltou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]