
Curitiba e Maringá - As estratégias dos dois principais candidatos ao governo do Paraná, Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT), estão definidas, mas só um dos lados pôs o plano em prática ontem. Enquanto o tucano seguiu em busca de votos e apoios nas regiões Norte e Noroeste do estado, já que tem a maioria das intenções de voto na capital, o pedetista faltou a uma caminhada programada para a Cidade Industrial de Curitiba (CIC) justamente a região onde ele mais precisa crescer, segundo as pesquisas.
Em Arapongas, Richa participou da inauguração de um comitê e recebeu o apoio do prefeito Beto Pugliese, do PMDB partido que integra a coligação de Osmar Dias. Em seguida seguiu para Maringá, onde gravou programa para o horário eleitoral. Em entrevista na Cocamar Cooperativa Agroindustrial, Richa ressaltou o apoio de prefeitos do PMDB, em especial o de Moacir Fadel, prefeito de Castro e presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Hoje o candidato segue para Toledo.
Caminhada
A caminhada programada para partir do terminal rodoviário da CIC reuniria Osmar Dias e o candidato do PMDB ao Senado, Roberto Requião, mas eles não compareceram. A assessoria de Osmar disse que a participação foi cancelada por causa de um atraso na gravação do programa eleitoral de tevê. No entanto o vice do candidato ao governo do estado, Rodrigo Rocha Loures (PMDB), estava presente.
No lugar dos dois principais nomes da coligação, participaram do ato cabos eleitorais, porta-bandeiras e candidatos a deputado. Antes de saber que Osmar não compareceria, o deputado federal e candidato à releição Ratinho Júnior (PSC) disse que a caminhada era parte de uma nova estratégia, que apostaria no "corpo a corpo". "Agora é a reta final, a hora da campanha tomar as ruas. É o momento de caminhar e ter contato direto com o eleitor", disse.
O terminal CIC é um dos pontos de integração das linhas de ônibus com o maior fluxo de passageiros de Curitiba e da região metropolitana. Exatamente a região onde a campanha do pedetista mais precisa se fortalecer. De acordo com a última pesquisa divulgada pelo Datafolha, em 13 de agosto*, na RMC está a maior diferença entre Dias e Richa: o tucano tem 60%, contra 23% de Dias. O Datafolha ouviu 1.221 pessoas em 46 municípios. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais. A pesquisa está registrada no TSE (22.777) e no TRE-PR (18.123/2010).



