Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Corrida presidencial

Serra diz que política econômica do governo causou "desindustrialização"

Candidato do PSDB recebeu documento de entidades de cientistas. Ele também criticou política cambial por prejudicar exportações

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, criticou nesta segunda-feira (PT) a política econômica do atual governo. Ele afirmou que o "modelo petista" permitiu a "desindustrialização" do Brasil.

"Estamos atravessando um período de desindustrialização. Não há debate nacional a esse respeito e o país não tem política de desenvolvimento clara para o futuro", afirmou o candidato durante discurso em evento realizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), em São Paulo.

"O modelo petista é o da desindustrialização militante", disse Serra. Ele afirmou que o Brasil está em um caminho de "voltar a um modelo hacia fuera de desenvolvimento", baseado na exportação de commodities.

No evento com as entidades que reúnem cientistas, Serra recebeu documento com propostas para áreas de ciência, tecnologia, inovação e educação. A candidata do PT, Dilma Rousseff, também recebeu o documento há cerca de duas semanas.

Em seu discurso, José Serra afirmou ainda que o consumo de importados no Brasil aumentou no atual governo. Ele afirmou que isso é culpa da política macroeconômica e cambial. Ele destacou que o real muito valorizado reduz exportações e favorece importações.

Posteriormente, em entrevista, José Serra voltou a falar sobre economia. Disse que o país tem de crescer em vez de favorecer a desindustrialização. Afirmou que produtos importados estão concorrendo com brasileiros de qualidade e chamou a política do governo de "anti-industrialização" e "antidesenvolvimento".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.