Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Presidência

Serra pede direito de resposta no programa eleitoral do PCO

Em propaganda, legenda acusou PSDB de "dilapidar patrimônio público". Mais cedo, tucanos ajuizaram ação semelhante contra o PSTU

A coligação "O Brasil Pode Mais", liderada pelo candidato à Presidência José Serra (PSDB), ajuizou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedido de dois minutos de direito de resposta contra o Partido da Causa Operária (PCO), que supostamente teria divulgado "informação falsa e ofensa" contra o PSDB.

Na ação, a coligação afirma que, no programa veiculado nesta quarta-feira (24), o PCO teria acusado o PSDB de "transformar a Petrobras em sociedade anônima em 1997, patrocinar o trabalho escravo dentro da empresa e dilapidar o patrimônio público". O portal G1 entrou em contato com a assessoria do PCO e aguarda retorno.

O PSDB alega que a Petrobras foi criada como uma sociedade de ações e que não foi transformada em sociedade anônima pela legenda.

"Fossem as mesmas informações divulgadas por qualquer outro candidato que não se apresente ao público com o perfil radical de esquerda, esta complacência não existiria com o uso de discurso que se vale da imputação de crimes terríveis, como o é a prática da escravidão, ainda que de forma metafórica", ressalta a coligação de José Serra na representação.

Outras ações

Nesta quarta, a coligação de Serra ajuizou outras seis ações no TSE contra a candidata ao Palácio do Planalto pelo PT, Dilma Rousseff, e um pedido de resposta no propaganda eleitoral do PSTU.

Em relação a Dilma, os tucanos alegam invasão de tempo de propaganda gratuita de outros candidatos nos estados, com a intenção de fazer "pedido expresso de votos" para petista.

O advogado do PT, Márcio Luiz Silva, disse já ter apresentado defesa sobre a maior parte das ações e afirmou que os candidatos nos estados têm interesse em associar a própria imagem à de Dilma Rousseff.

Sobre o direito de resposta, a coligação do tucano alega que o PSTU "desvirtuou" palavras do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso nos programas eleitorais veiculados no rádio e na televisão nesta terça-feira (24).

Em nota, o candidato do PSTU à Presidência, Zé Maria, reforçou a acusação feita ao ex-presidente tucano e afirmou que não vê motivos para que seja concedido o direito de resposta ao PSDB.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.