
A terceira rodada de pesquisas Datafolha, encomendada pela RPC TV e pelo jornal Folha de S. Paulo e divulgada ontem à noite, mantém a possibilidade de o governador Beto Richa (PSDB) ser reeleito ainda no primeiro turno. Segundo o levantamento, o tucano tem 44% das intenções de voto, resultado maior que a soma dos votos válidos dos outros candidatos. Roberto Requião (PMDB) aparece com 30% e Gleisi Hoffmann (PT), com 10%.
INFOGRÁFICO: Confira os números da nova pesquisa Datafolha para governador
Entre os candidatos nanicos, apenas Ogier Buchi (PRP) pontuou, aparecendo com 1% das intenções de voto. A margem de erro é de três pontos porcentuais. Indecisos somam 9%. Votos brancos e nulos correspondem a 6%.
No Datafolha anterior, de 10 de setembro, o tucano aparecia com os mesmos 44% ante 28% de Requião. Com os dois pontos porcentuais conquistados pelo peemedebista, a diferença entre Richa e a soma dos adversários ficou em apenas três pontos, no limite da margem de erro. Portanto, não é possível afirmar se o pleito será decidido já no primeiro turno ou se haverá um segundo turno.
Na única simulação de um possível segundo turno, Richa venceria Requião por 51% a 36% − antes, vencia por 53% a 33%. Nesse cenário, brancos e nulos representariam 6% e indecisos, 7%. O Datafolha não fez simulação de segundo turno entre Richa e Gleisi e nem entre Requião e Gleisi.
Por meio da assessoria de imprensa, Richa afirmou que o levantamento "confirma a confiança da maioria dos paranaenses" no trabalho dele. "Agradeço o apoio que recebo nas ruas, em todos os lugares por onde passamos. Vamos seguir em frente, mostrando o que estamos fazendo e nossas propostas para o Paraná continuar avançando", disse o tucano.
Até o fechamento desta edição, o candidato Roberto Requião não havia falado sobre o tema. Gleisi manteve a posição de não comentar pesquisas de intenção de voto.



