• Carregando...
Marina caiu nas pesquisas ; Aécio tem 7% no Nordeste | Paulo Whitaker/ Reuters ; Orlando Brito/ Divulgação
Marina caiu nas pesquisas ; Aécio tem 7% no Nordeste| Foto: Paulo Whitaker/ Reuters ; Orlando Brito/ Divulgação

Richa mais perto de vencer no 1.º turno

A nova pesquisa Datafolha que mede as intenções de voto para a disputa ao governo do Paraná indica que Beto Richa (PSDB) estaria mais próximo da reeleição no primeiro turno. Ele foi o único candidato que cresceu fora da margem de erro (de 3 pontos porcentuais) em relação ao levantamento da semana passada e passou de 45% para 49% das intenções de voto. Considerando apenas os votos válidos, Richa soma 55% da preferência dos eleitores – o que indicaria a reeleição do tucano já no primeiro turno.

O senador Roberto Requião (PMDB) passou de 30% das intenções de voto na semana passada para 27%. Já a senadora Gleisi Hoffmman (PT) oscilou de 10% para 11%. Brancos e nulos somam 4% e indecisos, 7%. Ogier Buchi (PRP) aparece com 1% das intenções de voto e a soma dos demais candidatos ao governo do Paraná não chegou a 1%. Em votos válidos, o peemedebista tem 30% e a petista,12%.

O Datafolha também fez uma simulação de segundo turno entre Richa e Requião. Conforme o levantamento, o tucano sairia vencedor com 54% dos votos. Na semana passada, ele aparecia com 51%. Já o senador tem 35% da preferência dos eleitores. No último levantamento, ele tinha 38%. Brancos e nulos somam 5% e indecisos, 6%.

Senado

O Datafolha também pergun­tou aos paranaen­ses em quem eles votariam para o cargo de senador pelo Paraná. O candidato Alvaro Dias (PSDB) continua na liderança. Na pesquisa espontânea, ele tem 65% da preferência dos eleitores – dois pontos porcentuais a mais que na semana passada. Ricardo Gomyde (PCdoB) aparece na segunda posição, com 7% – tinha 8% no último levantamento. Já Marcelo Almeida (PMDB) manteve o índice de 4%.

Professor Piva (PSol) tem 1% das intenções. Os demais candidatos não somaram 1%. A taxa de indecisos se manteve em 15% e o porcentual de eleitores que disseram que vão votar em branco ou anular oscilou de 8% para 6%.

Levando em consideração apenas os votos válidos, o tucano tem 82% da preferência dos eleitores paranaenses – mesmo índice da semana passada –, Gomyde tem 9% (tinha 10%) e Almeida, 6% (tinha 5%). Piva, Mauri Viana (PRP) e Adilson (PRTB) têm, cada um, 1% dos votos válidos. Os demais candidatos não somam 1%.

Katna Baran

  • Alvaro Dias lidera a corrida pelo Senado

A três dias da eleição, a presidente Dilma Rousseff (PT) ampliou sua vantagem em relação à principal adversária, Marina Silva (PSB), que voltou a oscilar negativamente, segundo pesquisas divulgadas ontem. Já a disputa entre Marina e Aécio Neves (PSDB) ficou mais acirrada. O Datafolha mostra empate técnico na disputa pelo segundo lugar da corrida ao Planalto.

INFOGRÁFICO: Veja os números da corrida presidencial

Segundo o levantamento, Marina tem 24% das intenções de voto, enquanto Aécio subiu para 21%. Líder da disputa, Dilma manteve 40% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, Marina tinha 25% contra 20% de Aécio. Dilma segue com os 40%.

Luciana Genro (PSol), Pastor Everaldo (PSC) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% cada um. Os votos brancos são 5%, mesmo porcentual dos votos nulos. Na simulação do segundo turno, Dilma venceria Marina por 48% a 41%. Os números seriam os mesmos em disputa contra Aécio.

Ibope

A pesquisa Ibope mostra que, em dois dias, Dilma passou de 39% para 40% das intenções de votos totais, enquanto Marina variou de 25% para 24%, e Aécio ficou nos 19% que apresenta desde a metade de setembro. Nos votos válidos – quando se exclui da conta os brancos, nulos e eleitores indecisos – o placar é de 47%, 28% e 22%, respectivamente.

Na simulação de segundo turno entre Dilma e Marina, a presidente conseguiu sair do empate técnico e abriu sete pontos porcentuais de vantagem (43% a 36%). Em um confronto direto contra Aécio, a petista teria vitória ainda mais folgada se a eleição fosse hoje: 46% a 33%.

Desde o dia 15 de setembro, a taxa de votos válidos em Dilma subiu paulatinamente nas pesquisas Ibope (42%, 43%, 45% e agora 47%), o que reabre a possibilidade de uma vitória no primeiro turno. Para que isso ocorra, ela precisará de pelo menos 50% dos válidos (maioria absoluta) no domingo.

Por região

Considerando-se os votos totais, Dilma subiu cinco pontos porcentuais no Nordeste, seu principal reduto eleitoral, segundo o Ibope. Lá, ela tem 54% das intenções de voto. Marina vem a seguir, com 24%, e Aécio aparece com apenas 7%.

No Sudeste, região que concentra quatro em cada dez eleitores, a presidente apenas oscilou para cima, de 30% para 32%, mas saiu do empate técnico com a candidata do PSB, que passou de 27% para 25%. Aécio, por sua vez, se manteve com 23%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]