• Carregando...
 |
| Foto:

O fim da primeira e o início da segunda semana de horário eleitoral gratuito na tevê e no rádio foram marcados pelos pedidos de desculpas do atual prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), aos moradores devido aos transtornos causados pelas obras na cidade. Em contraponto, o candidato do PMDB, Rafael Greca, gravou um vídeo no qual mostra um pedaço de asfalto da Rua Vicente Machado se desfazendo em suas mãos. Já Ratinho Jr. (PSC), aproveitou a divulgação da pesquisa Ibope para explorar sua posição no levantamento. Gustavo Fruet (PDT), questionado por ter "escondido" a coligação com o PT na primeira semana de campanha nos meios de comunicação, inseriu de vez o partido em seu programa. Depois de aparecer em inserções do horário eleitoral na tevê, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, esteve em Curitiba para pedir votos ao pedetista nos bairros.

Asfalto de glacê

Candidato do PMDB, Rafael Greca levou ao ar, no fim de semana, em seu canal no Youtube, um vídeo no qual aparece retirando, com as mãos, um pedaço do asfalto da Rua Vicente Machado, no Centro de Curitiba. Greca mostrou ainda que o piso antigo se mantém embaixo do pavimento novo – destacando que a obra anterior era de responsabilidade de seu avô. "Para tristeza minha, o asfalto colocado há menos de um ano acaba de sair de cima das pedras antigas. O que é bem feito permanece, o que é feito em véspera de eleição virá pó, se esfarela", diz o candidato no vídeo.

Ontem, Greca retomou o assunto em entrevista à rádio BandNews. "Asfalto não é para tirar com a mão. Não é glacê de bolo, que o gordo pega e passa e lambe o dedo", disse. Ao final da manhã, uma equipe da prefeitura foi até o local recompor o asfalto. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, o conserto já estava programado.

Assumindo os petistas

Depois de ter "escondido" a coligação com o PT nos primeiros programas eleitorais, Fruet assumiu de vez o apoio petista e contou com a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, na campanha pela prefeitura de Curitiba no fim de semana. "Seu projeto [o de Gustavo Fruet] de governo valoriza as pessoas e está em sintonia com os programas do governo federal", disse Gleisi, durante caminhada pelo Pinheirinho e Bairro Novo, no sábado.

A ministra reapareceu no programa eleitoral do pedetista na tevê ontem afirmando que as propostas de Fruet "dialogam com muitos programas do governo federal", ressaltando a boa relação do candidato com a presidente Dilma. Quem deve aparecer nas próximas propagandas do candidato é o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que aproveitou a passagem por Curitiba para gravar programas eleitorais pedindo votos ao companheiro de partido.

Pedido de desculpas

O prefeito de Curitiba e candidato à reeleição, Luciano Ducci (PSB), surpreendeu ao aparecer em inserções na tevê pedindo "desculpas" aos curitibanos pelos transtornos causados pelas várias obras espalhadas pela cidade, principalmente na região central. O candidato, que continua usando insistentemente a imagem do governador Beto Richa (PSDB) em seus programas eleitorais, trouxe a segurança como tema da propaganda na tevê transmitida na tarde de ontem. Apesar de serem programas de responsabilidade do governo estadual, Ducci ressaltou, entre suas propostas, a instalação de mais Unidades Paraná Seguro (UPS), batalhões de Polícia Militar e módulos móveis nos bairros da cidade. À noite, o tema explorado pelo candidato na tevê foi a saúde, uma das áreas que recebe mais críticas dos outros concorrentes.

Pesquisas em destaque

Apesar de ter tentado barrar a divulgação da pesquisa Ibope/RPC na última sexta-feira, já no dia seguinte a campanha do candidato Ratinho Jr. (PSC) usou o resultado do levantamento em inserções na tevê e panfletos distribuídos na rua. Na pesquisa, Ratinho aparece com 27% das intenções de voto, tecnicamente empatado com os outros dois principais candidatos (Ducci e Fruet). Mesmo assim, o comercial destaca que o deputado federal licenciado está "na frente, bem na frente" dos demais concorrentes. Ratinho mencionou a pesquisa Ibope no programa eleitoral transmitido ontem no rádio, mas deixou o levantamento de fora da propaganda de tevê.

Metodologia

A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 21 e 23 de agosto. Foram ouvidas 602 pessoas. A margem de erro é de quatro pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada TRE-PR com o número 00066/2012.

Fotos, na ordem: Reprodução/Site do candidato, Daniel Castellano/ Gazeta do Povo, Reprodução/Site do candidato e Reprodução/Site do candidato

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]