• Carregando...

A presidente Dilma Rousseff informou nesta quarta-feira (13) que irá viajar à Pernambuco para participar do velório de Eduardo Campos, morto na manhã de hoje em um acidente de avião em Santos (SP).

● Leia a cobertura completa da morte de Eduardo Campos

Dilma fez um rápido pronunciamento na tarde de hoje no Palácio do Planalto. Em nome do governo e do povo brasileiro, Dilma voltou a dizer que o Brasil está de luto e que o país perdeu "um jovem político promissor"."Em nome do governo brasileiro e do povo queria dar os mais profundos pêsames à família de Eduardo Campos, a sua mãe, Ana Arraes, a dona Renata [Campos], como ele carinhosamente chamava sua esposa e aos seus filhos e a toda à família", disse.

"O Brasil perde uma jovem liderança com um futuro extremamente promissor pela frente. Um homem que poderia galgar os mais altos postos do país. Sem sombra de dúvida é uma perda", afirmou Dilma. Ela disse esperar que o exemplo dado pelo pessebista sirva de inspiração para as próximas gerações."Espero que o exemplo de Eduardo Campos sirva para mantê-lo vivo na memória e nos corações de todos os brasileiros e brasileiras. Devemos também acatar o reconhecimento de que nós, seres humanos, somos afetados pelas fragilidades da vida e pela força do exemplo das pessoas", disse.

A presidente citou o ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes, avô de Campos, e os comparou em suas trajetórias políticas. "Neto de um grande político, grande democrata, um lutador que foi referência para a minha geração", disse. Arraes morreu em 2005, também em 13 de agosto. "Campos seguiu os seus passos e por duas vezes foi governador de Pernambuco", afirmou.

Dilma relembrou ainda o período em que Campos e ela foram ministros do governo Lula e aliados durante parte de seu governo. "Eu convivi com ele como ministra do presidente Lula mas também nas campanhas de 2006, de 2010 e também no governo", disse. Dilma foi ministra de Minas e Energia e da Casa Civil no governo Lula enquanto Campos foi ministro de Ciência e Tecnologia.

No fim do ano passado, Campos saiu da base aliada do governo para se candidatar à Presidência, com a promessa de ser uma terceira via para a política brasileira. "Para além das nossas divergências, a última vez que o vi, no funeral do Ariano Suassuna, a que eu fui apresentada pela dona Renata, eu queria dizer que mantivemos ali, mais uma vez, a reiterada relação afetuosa que construímos ao longo da vida". Ela agradeceu à família de Campos pela amizade que tem, principalmente com a esposa do ex-governador, Renata Campos.Dilma estendeu suas condolências às outras quatro pessoas que estavam a bordo do avião: Alexandre Severo, fotógrafo oficial da campanha, Marcelo Lyra, cinegrafista, Pedro Valadares, ex-deputado e assessor de Campos, e Carlos Percol, assessor de imprensa. Campos era o candidato do PSB à Presidência. Também morreram o piloto e o copiloto da aeronave. Ao menos cinco pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para o hospital da região.

Dilma afirmou que irá à Pernambuco tão logo seja informada sobre a data e o velório de Campos. Ela afirmou que tentou falar com a família do ex-governador mas não conseguiu. De acordo com ela, quando telefonou para Ana Arraes, ministra do TCU (Tribunal de Contas da União), ela já havia embarcado em um voo de Brasília à Recife.

A presidente colocou à disposição da família e do governo de Pernambuco todos os recursos do governo federal.

Dilma decretou luto oficial por três dias e cancelou todos os seus compromissos de campanha neste período. Os comitês de campanha em todo o país ficarão fechados. O decreto de luto oficial foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial da União nesta quarta.

Dilma participaria na noite desta quarta da sabatina do "Jornal Nacional" e depois daria uma entrevista ao "Jornal das Dez" da Globonews. Nesta quinta (14), Dilma viajaria a Minas Gerais e na sexta ela iria ao Rio de Janeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]