Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Voto Consciente

Eleitores apontam saúde como prioridade do próximo governo

Mais de 26 mil pessoas de oito cidades participaram da enquete realizada pela RPCTV, por meio da urna da campanha Voto Consciente

A saúde precisa ser a prioridade do próximo governador do Paraná. A área recebeu 42% dos 26,3 mil votos entre os cinco itens – saúde, segurança, educação, estradas e empregos – da enquete realizada pela RPCTV entre os dias 16 de agosto a 13 de setembro em oito cidades - Curitiba, Paranavaí, Ponta Grossa, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu. A ação faz parte da campanha Voto Consciente, organizada pelo Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), da qual a emissora de televisão e a Gazeta do Povo, entre outros veículos de comunicação, fazem parte.

O objetivo da ação é estimular o interesse dos eleitores para a importância do voto e para a discussão política. No segmento da saúde, 63% dos eleitores apontaram a reestruturação dos hospitais existentes e a construção de novas unidades como os itens que mais precisam melhorar.

O funcionamento de hospitais públicos do Paraná é tema recorrente nesta eleição, com informações divergentes entre os candidatos Beto Richa (PSDB) e Roberto Requião (PMDB).

Ainda dentro desta área, foram mencionadas a necessidade de aumentar as equipes do SAMU, os leitos das UTIs, a oferta de exames e a distribuição de medicamentos.

A segunda área mais lembrada pelos eleitores que participaram da enquete foi a educação, com 8,8 mil votos (34%). Dentro deste item, a população apontou a necessidade de melhor qualificar os professores (30%) e aumentar a remuneração dos docentes (24%). Transporte escolar, educação integral, construção de novas escolas e ampliação e reforma das existentes também foram listados. Demais prioridadesA segurança aparece na terceira posição na lista de prioridades, sendo que apenas 13% das pessoas selecionaram o item na urna do Voto Consciente. Na sequência, aparecem empregos, com 7%, e estradas, 5%.

Quase metade dos eleitores pedem mais policiais na rua. Apesar das recentes rebeliões em várias regiões do estado nos últimos meses, apenas 13% dos eleitores apontaram a construção de cadeias como uma necessidade do Paraná.

As prioridades no campo do emprego tiveram um equilíbrio na votação. Cerca de 26% das pessoas gostariam de mais cursos de qualificação, enquanto 24% pedem que o governo apresente mais programas de incentivo a geração de empregos. Ainda, 22% pedem incentivos fiscais para atrair mais industrias e 21% apontam a criação de programas de inclusão para jovens e pessoas da terceira idade como prioridade.

Bastante polêmico no Paraná, o fim do pedágio aparece como o item mais votado (24%) dentro do tema estradas. Na sequência aparece baixar os preços dos pedágios (19%). A duplicação das rodovias estaduais, outro tema recorrente nos debates eleitorais deste ano, também aparece na lista de prioridades da população.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.