Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Inclusive no PR

Governo libera 44 mil hectares para reforma agrária em 12 estados

Estados incluídos, conforme MDA, são Acre, Alagoas, Pará, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe

O Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), oficializou, nesta sexta-feira (26), no Diário Oficial da União, uma série de portarias liberando cerca de 44 mil hectares de terras em 13 unidades da federação, entre elas o Paraná, para fins de reforma agrária. Conforme o Broadcast, serviço da Agência Estado de notícias em tempo real, apurou e divulgou ontem, a medida possibilitará a criação de cerca de 20 novos assentamentos para 1,5 mil famílias.

Os projetos de assentamentos anunciados, conforme o Ministério do Desenvolvimento Agrário, estão localizados no Acre, Alagoas, Pará, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe. O órgão informou ainda que os novos assentados poderão contar com a nova rota de crédito do Plano Safra da Reforma Agrária.

A liberação de terras autorizada pela presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff ocorre a dez dias do primeiro turno eleitoral e atende a reivindicação de movimentos sociais que criticam a lentidão da instalação de assentamentos pelo governo. Será o terceiro gesto de Dilma para a reforma agrária em menos de um mês.

No fim de agosto, a presidente liberou 93,7 mil hectares em nove Estados - área equivalente a 30% do total liberado pelo governo em todo o ano de 2013. Já no início de setembro, foi ampliado em 200% o limite do crédito para jovens do campo, que se tornaram aptos a tomar empréstimos até R$ 45 mil.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.