• Carregando...

Os xingamentos trocados por militantes pró-PT e pró-PSDB não ficaram apenas nas redes sociais. O comitê do PT em Ponta Grossa foi atacado por vândalos e o site do diretório petista em Maringá foi hackeado. As ações ocorreram na noite de domingo (26), após o resultado da eleição presidencial.

O confronto off-line não ocorreu apenas no Paraná. O caso de maior repercussão foi na noite de sexta-feira (24) em São Paulo na sede da editoria Abril quando 200 pessoas despejaram lixo em frente ao prédio e picharam os muros, após denúncias contra a então candidata Dilma Rousseff.

No comitê do PT, em Ponta Grossa, vândalos quebraram vidros das janelas, tentaram arrombar a porta principal e jogaram lixo em frente à sede. Os reparos começaram na tarde de ontem no prédio, que é alugado. "O apedrejamento é sintoma da postura elitista e xenófoba que estava manifestada antes das eleições", acredita o presidente do diretório municipal do PT, Edson Armando Silva. Foi feito Boletim de Ocorrência, mas ainda não há suspeitos pelos danos.

O site do diretório do PT em Maringá foi tomado por hackers que escreveram insultos e os links de acesso ao grupo Monsters Defacers, que declarou a autoria da invasão.

O presidente do diretório do PT em Maringá, o vereador Mário Verri, fala da intolerância. "Foi criada uma campanha de raiva nas redes sociais", opina. Ele acrescenta que foi feito Boletim de Ocorrência. Há uma equipe técnica tentando normalizar o acesso ao site do diretório, o que pode ocorrer até hoje.

O cientista político Leonardo Rocha analisa que o debate político, a disputa de ideias e a polarização são saudáveis para o processo democrático. "Mas, por outro lado, quando vai para a violência demonstra falta de amadurecimento da cultura política do brasileiro", diz.

Ele cita também que o custo de ação é menor nas redes sociais. "O indivíduo senta em frente ao computador e escreve o que quiser. Agora, ir fisicamente a um lugar e causar destruição demanda um custo de ação muito maior", acredita. Ele relata ainda que, embora os confrontos tenham resultado em comentários preconceituosos e danosos nas redes sociais, a incidência de violência fora do mundo virtual foi baixa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]