Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
TRE-PR

Justiça Eleitoral nega direito de resposta a Requião na Band News

Senador entrou com o pedido depois de se sentir ofendido com críticas do jornalista Ricardo Boechat sobre o episódio dos cavalos da Granja do Canguiri

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) negou por unanimidade recurso que garantiria direito de resposta do senador Roberto Requião (PMDB) contra críticas do jornalista Ricardo Boechat, na rádio Band News. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (27).

Na ocasião, Boechat acusou Requião de ter se apropriado de patrimônio público para custear tratamento e criação de cavalos na Granja Canguiri, residência oficial do governador do estado. Na mesma transmissão, o jornalista teria se utilizado de sons que simulavam vômitos ao pronunciar o nome do candidato ao Palácio Iguaçu.

No entendimento do juiz Lourival Pedro Chemim, que foi o relator do processo, "as críticas jornalísticas, no caso, não extrapolaram a esfera da liberdade de imprensa. Não há, no caso em comento, desequilíbrio eleitoral passível de ensejar o direito de resposta pleiteado. Não houve ofensa grave à honra do candidato representante, apesar da existência de linha tênue entre a ofensa e a crítica ácida e jocosa".

O relator ainda destaca que o jornalista da Band News não teve o intuito de realizar propaganda eleitoral, pois se limitou a divulgar fatos de interesse da sociedade, já revelados nos jornais. "Ademais, os eleitores, dentro da liberdade que eles detêm, deverão filtrar as informações da imprensa, para que possam ver quais são as informações úteis à construção de uma sociedade mais democrática e não devem ficar amarrados e presos a comentários irônicos, críticos e de mal gosto de alguns jornalistas", completa.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.