• Carregando...

Faltando duas semanas para o primeiro turno, as comissões de jovens advogados vinculadas às seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançaram a campanha "Eleições Limpas 2014 #nossaluta", que tem por objetivo reforçar a importância da fiscalização dos cidadãos para garantir transparência no processo eleitoral.

"O que nós mais queremos é mobilização", explica a presidente da Comissão de Advogados Iniciantes da OAB-PR, Sabrina Becue. Segundo ela, as ações da campanha serão centradas principalmente na divulgação do que é permitido ou não durante a campanha e como as pessoas podem denunciar irregularidades.

"Como práticas vedadas, vamos citar as que visam manipular o voto, como oferta de benefícios pessoais ou bens. Em relação à propaganda eleitoral, vale lembrar a proibição de showmício e da propaganda eleitoral em bens públicos", diz Sabrina.

As informações serão levantadas em parceria com o Instituto Atuação e o principal canal para divulgação será a página do Facebook "Eleições Limpas 2014 #nossaluta". Os organizadores também estão buscando outros parceiros para ajudar na divulgação. Até o momento, também formalizaram o apoio à campanha a Academia Brasileira de Direito Constitucional, o Conselho de Jovens Empresários da Associação Comercial do Paraná e a ONG Voto Consciente.

Movimentos

A campanha Eleições Limpas, dos jovens advogados, recebeu nome semelhante ao do projeto encabeçado inicialmente pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e pela OAB e que recentemente transformado em Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas. Esse movimento também tem a CNBB e a Plataforma pela Reforma do Sistema Político como integrantes da executiva. A Coalizão tem por objetivo levar ao Congresso um projeto de lei de iniciativa popular sobre a reforma política. Contudo, os dois movimentos não se relacionam.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]