Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
falhou

"Maquineta do capeta", diz Requião no Twitter ao reclamar da urna biométrica

Senador disse que seu voto no segundo turno das eleições municipais de Curitiba foi operado manualmente na manhã deste domingo (28)

Divulgação/Twitter |
Divulgação/Twitter (Foto: )

O senador Roberto Requião (PMDB) disse, por meio do seu perfil no Twitter, que teve problemas com o reconhecimento pelo sistema biométrico durante a votação. O local de votação do político é o Colégio Estadual Julia Wanderley, no bairro Batel.

"A maquineta eleitoral do capeta não leu minhas impressões digitais, meu voto foi operado manualmente", publicou Requião em sua página. O texto foi postado às 8h55.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER-PR), 41.840 eleitores não foram reconhecidas pelo novo sistema no primeiro turno. O número representa 3,89% dos eleitores aptos a serem identificados pelas impressões digitais.

O resultado ficou abaixo da média do Brasil, cuja taxa de reconhecimento fechou em 94,19%. No país, 5,81% dos eleitores cadastrados (6,6 milhões) não conseguiram ter a digital detectada e precisaram ser identificados manualmente.

No Paraná, as cidades de Curitiba e Balsa Nova tiveram a identificação dos eleitores pelo sistema biométrico no primeiro turno. Já no segundo turno, apenas a capital paranaense tem a eleição com o sistema de reconhecimento pelas impressões digitais, já que Balsa Nova não tem segundo turno.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.