• Carregando...
 |
| Foto:

Disputa

Petista tem 36% na pesquisa CNT/MDA

Pesquisa CNT/MDA divulgada ontem mostra que Dilma Rousseff (PT) ampliou a vantagem que tinha em relação à Marina Silva (PSB)no primeiro turno da corrida presidencial. Dilma oscilou de 38,1% para 36% das intenções de voto, mas Marina caiu de 33,5% para 27,4% na comparação com a sondagem divulgada no dia 9 de setembro. Já Aécio Neves (PSDB)subiu de 14,7% para 17,6%. Num cenário de disputa para o segundo turno, Dilma tem 42% contra 41% de Marina. Foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 137 municípios, nos dias 20 e 21 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais. Registro no TSE: BR-00753/2014.

A pesquisa Ibope divulgada ontem trouxe duas boas notícias para a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT. A primeira foi o fato de o levantamento confirmar a tendência de ampliação da vantagem de Dilma no primeiro turno. No intervalo de sete dias, conforme a série do Ibope, Dilma passou de 36% para 38% enquanto sua principal adversária, Marina Silva (PSB), voltou a oscilar negativamente, de 30% para 29%.

INFOGRÁFICO: Dilma se recuperou na corrida presidencial

Mais importante que a variação de Marina em uma semana é a observação das intenções de voto em seu nome desde o início de setembro: uma queda lenta e constante desde o auge de 33%.

A segunda informação positiva para Dilma foi que, pela primeira vez, ela aparece numericamente empatada com Marina no teste de segundo turno: 41% a 41%. Nas pesquisas anteriores, Dilma aparecia invariavelmente atrás da ex-ministra do Meio Ambiente. A vantagem de Marina chegou a ser de nove pontos (na pesquisa do fim de agosto).

Tucano

A pesquisa do Ibope foi divulgada no site do jornal O Estado de S. Paulo, que a encomendou em parceria com a TV Globo. Esta rodada do Ibope também mostra estagnação das intenções de voto no senador Aécio Neves (PSDB), que esboçou reação nos últimos levantamentos. Depois de passar de 15% para 19%, ele se manteve neste mesmo patamar. Na simulação de segundo turno do tucano contra Dilma, a vantagem da petista passou de 7 pontos para 11 pontos. Ela vence por 46% a 35%.

Com 3.010 entrevistas realizadas em 206 municípios do país entre os dias 20 e 22 de setembro, a pesquisa do Ibope tem margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Avaliação

Integrantes da executiva nacional do PT ouvidos avaliaram bem o resultado da pesquisa, mas pediram que o partido e a militância evitem "euforia". Com Dilma consolidada na primeira colocação, eles avaliaram ainda que a reta final da campanha deverá ser marcada pela briga entre Marina e Aécio por um lugar no segundo turno.

"É muito positivo. Mostra claramente uma tendência de recuperação da presidente Dilma. Ela não só cresce no primeiro turno, como equilibra no segundo", afirmou o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE). "Está de bom tamanho. Trabalhamos muito e a presidente Dilma se consolida como a candidata mais preparada. Temos que trabalhar ainda, mas nada de euforia", acrescentou o vice-presidente nacional do PT, deputado José Guimarães (CE).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]