• Carregando...
Marina Silva declarou voto e apoio a Aécio Neves no segundo turno das eleições presidenciais | REUTERS/Nacho Doce
Marina Silva declarou voto e apoio a Aécio Neves no segundo turno das eleições presidenciais| Foto: REUTERS/Nacho Doce

Veja a íntegra do pronunciamento de Marina Silva

Confira aqui o pronunciamento de Marina Silva ao declarar apoio a Aécio Neves (PSDB) no segundo turno das eleições presidenciais.

Minha Posição

  • Marina Silva abraça seu vice Beto Albuquerque durante evento em que declarou apoio a Aécio Neves

A ex-candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, declarou na manhã deste domingo (12) que vai apoiar Aécio Neves (PSDB) no segundo turno da disputa presidencial, em São Paulo. Ao lado de seu vice Beto Albuquerque, Marina destacou que a "alternância de poder fará bem ao Brasil". Marina afirmou que Aécio ganhará não apenas o seu voto, como o seu apoio na campanha.A ex-ministra comparou a campanha do mineiro à do ex-presidente Lula em 2002, que assumiu compromissos de manutenção do Plano Real, atraindo "diálogo com os setores produtivos". Aécio representaria, para Marina, a retomada "do fio da meada virtuoso". Assim como Lula fez com o governo anterior, de Fernando Henrique Carodoso, Aécio teria se comprometido a manter o que há de positivo no governo do PT.

Marina propôs uma refundação da "Carta ao Povo Brasileiro" lançada há doze anos pelo petista. Comparou com os atuais onze compromissos do tucano voltados à democracia, à inclusão social e ao desenvolvimento sustentável.

Comentando a carta de compromissos para o 2.º turno lançado pelo tucano neste sábado (11), em Recife, Marina rejeitou a ideia de que o texto era direcionado a ela. Seria "um amesquinhamento dos propósitos manifestados por Aécio" considerar que o documento era voltado a apenas uma pessoa, e não ao povo brasileiro, avaliou.

"Rejeito a interpretação de que o documento seja dirigido a mim em busca de apoio", afirmou a ex-candidata. "Votarei em Aécio e o apoiarei, votando nesses compromissos, dando um crédito de confiança à sinceridade de propósitos do candidato e de seu partido e, principalmente, entregando à sociedade brasileira a tarefa de exigir que sejam cumpridos", acrescentou.

Democracia

Marina destacou quesitos na carta de Aécio que representariam o respeito aos valores democráticos. Destacou o compromisso com o fim da reeleição, a ser debatido em uma reforma política, além do desenvolvimento regional como eixo para fortalecer o Pacto Federativo.

Além disso, ela apontou a necessidade de o governo absorver novas formas de participação popular, como por meio das redes sociais e com audiências e conselhos públicos que permitam uma intervenção no processo deliberativo.

Compromissos sociais

A revisão de um dos pontos polêmicos no programa de Aécio no primeiro turno, a redução da maioridade penal (Marina é contra), ficou de fora da carta lançada pelo candidato neste sábado em Recife. Em seu pronunciamento, a ex-candidata fez uma referência ao tema, destacando o compromisso de Aécio de rejeitar a "prevalência da ótica da punição" frente à vulnerabilidade da juventude.

Transformar o Bolsa Família em programa de Estado, com uma lei específica, além de compromissos com a reforma agrária, saúde e educação também foram pontuados.

Meio ambiente

No quesito ambiental, Marina cobra uma política de desmatamento zero e a diversificação das fontes energéticas, além de uma busca para reduzir a emissão de carbono.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]