• Carregando...

Em parecer apresentado pelo procurador Alessandro José Fernandes de Oliveira, a Procuradoria Regional Eleitoral informou que está preparando investigações sobre suposto caixa-dois e abuso do poder econômico pelo governador Beto Richa (PSDB), candidato à reeleição. Segundo o parecer, essa suspeita surgiu após o governador declarar não ter feito gastos ou recebido doações antes da primeira prestação de contas parcial. A defesa de Richa considerou o parecer uma "opinião deselegante" e negou qualquer irregularidade.

No momento, isso não significa que um inquérito foi aberto ou que exista qualquer dado mais concreto sobre um suposto caixa-dois do governador. Trata-se de apenas um procedimento preparatório para investigação. No parecer, o procurador explica que a suspeita existe porque Richa não declarou qualquer gasto durante o primeiro mês de campanha, mas realizou atividades.

O objeto do parecer era a representação apresentada pela candidataGleisi Hoffmann (PT), questionando a não-apresentação dos gastos e receitas da campanha e solicitando a apresentação desses dados. O parecer diz que o pedido de Gleisi é procedente e que as despesas já contratadas teriam de constar na declaração, ainda que elas não tivessem sido efetivamente pagas.

Advogado da campanha de Richa, Cristiano Hotz considerou que essa suspeita é apenas uma "opinião" do procurador, e reclamou da suposta parcialidade do documento. Ele considerou que o procurador foi "deselegante" ao dizer que "é de se esperar (...) um mínimo de conhecimento da legislação relativa à prestação de contas" para coligações de grande porte. Hotz defende que a legislação citada pelo procurador não se refere aos gastos totais, e sim à formação de comitês financeiros, e que a prestação de Richa foi correta.

O advogado defende, ainda, que o primeiro depósito na conta da campanha ocorreu no dia 1º de agosto, três dias depois da apresentação da primeira parcial. Ele diz, entretanto, que, a pedido da juíza relatora do caso, Renata Estorilho Baganha, a coligação apresentou uma declaração retificadora com dados referentes até esta quinta-feira (14), na qual declara ter recebido R$ 2.184.344,94 e ter gasto R$ 675.348,34.

A reportagem consultou a assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que confirmou que uma prestação parcial de contas retificadora foi protocolada pela coligação, às 17h23, mas que ela ainda não havia sido colocada no ar para consulta no site. Os dados provavelmente estarão disponíveis nesta sexta-feira (15).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]