A RPC TV definiu ontem as regras para o debate entre os candidatos ao governo do Paraná, no dia 30 deste mês, às 22 horas. Participarão os candidatos Bernardo Pilotto (PSol), Beto Richa (PSDB), Geonísio Marinho (PRTB), Gleisi Hoffmann (PT), Ogier Buchi (PRP), Roberto Requião (PMDB) e Túlio Bandeira (PTC).
A ideia é fazer um debate baseado em perguntas entre os candidatos, com ênfase nos programas de governo de cada um deles. O programa terá cinco blocos. No primeiro e no terceiro, as perguntas serão de tema livre; no segundo e no quarto, os questionamentos terão temas definidos por sorteio. O quinto bloco será destinado às considerações finais. A mediação será da jornalista Sandra Annenberg.
Em todos os blocos, cada candidato terá direito a fazer uma pergunta e poderá ser escolhido para responder a no máximo duas questões. Os concorrentes terão 30 segundos para fazer a pergunta e 90 segundos para responder. Depois disso, haverá réplica de 40 segundos e tréplica de 30 segundos.
Os candidatos não poderão exibir para as câmeras qualquer tipo de material, objeto, documento, panfleto, impresso ou texto, ainda que manuscrito. O uso de tablets, smartphones ou qualquer tipo de apoio eletrônico também é vedado. A posição das bancadas, bem como a ordem das considerações finais, foram definidas em sorteio realizado ontem.



