Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
São Paulo

Serra lança jogo virtual para encontrar obras de Haddad

No jogo "Missão Impossível", usuário ganha um ponto quando enviar uma foto de uma obra do petista. Justiça mandou retirar outro jogo, o "Angry Haddad", do ar

Após a Justiça determinar a retirada do ar do aplicativo "Angry Haddad", criado nesta segunda-feira (22) pela campanha do candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, José Serra, contra seu adversário no segundo turno, Fernando Haddad (PT), a campanha tucana criou um novo jogo em seu site, batizado de "Missão Impossível".

O objetivo do jogo é enviar para o site que hospeda o aplicativo fotos de obras realizadas por Haddad na cidade de São Paulo. A cada foto enviada, o jogador ganha um ponto. O prêmio para aquele que fizer mais pontos, informa o site, é ter o nome mencionado em uma publicação na "Wikipedia" - enciclopédia on-line de conteúdo colaborativo. "Aquele que fizer mais pontos - ou seja, realizar mais missões - ao final do desafio terá seu nome eternizado em um verbete da Wikipedia e passará a ser conhecido como o 'caçador de obras perdidas'", diz o enunciado.

Existem seis "desafios" no aplicativo, sendo que cada um deles é levar fotos de uma área da cidade: creches, escolas, escolas técnicas, universidade, hospitais universitários ou quadras cobertas. "A missão de hoje é fotografar uma creche feita por Fernando Haddad, ex-ministro da Educação, na cidade de São Paulo. Não vai ser fácil. Mãos à obra e boa sorte!", diz o enunciado do "desafio" de encontrar uma creche."

Nesta segunda-feira, a campanha tucana divulgou um aplicativo para o Facebook chamado "Angry Haddad", inspirado no hit "Angry Birds", em que o jogador usa uma catapulta para arremessar pássaros contra construções com o intuito de destruí-las. No jogo da campanha de Serra, no entanto, ao invés de pássaros, havia caricaturas de Fernando Haddad com bico de pássaro e de dois de seus aliados nesta campanha: o ex-ministro condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão, José Dirceu (PT) e o deputado federal Paulo Maluf (PP).

A Justiça Eleitoral emitiu liminar no mesmo dia determinando a imediata remoção do conteúdo do site por "perigo de dano de difícil ou impossível reparação, diante da proximidade da eleição". A liminar foi assinada pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Henrique Harris Junior. Durante minicomício realizado na tarde desta terça-feira na região da Casa Verde, zona norte da capital, Haddad disse que não viu o jogo produzido pela campanha de Serra. "Devia ser de mau gosto para a Justiça tirar do ar", comentou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.