Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Propaganda negativa

Site de Requião deverá ficar 4 dias fora do ar

Duas decisões do TRE-PR pediram o bloqueio do site para que o senador Roberto Requião (PMDB) retire acusações ao governador Beto Richa (PSDB) e propagandas sobre congelamento das tarifas de água e energia elétrica

O site de campanha do senador Roberto Requião (PMDB), que disputa o Palácio Iguaçu nas eleições deste ano, deverá ficar 96 horas fora do ar, o equivalente a 4 dias sem propaganda on-line, para retirar conteúdos considerados irregulares pela Justiça Eleitoral. Ao todo foram duas decisões que determinaram que o acesso ao site fosse suspenso por 48 horas. Ambas as decisões acompanharam pedido de liminar da coligação tucana Todos Pelo Paraná.

A mais recente, desta quinta-feira (18), o juiz auxiliar Guido José Döbeli, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), determinou a suspensão do acesso a todo conteúdo informativo do site de Requião por 48 horas, sob pena de multa de R$ 20 mil por dia de descumprimento. Seguido do bloqueio do site, o candidato deve retirar informações que associem a suposta desistência de ações judiciais contra concessionários do pedágio ao recebimento de cerca de R$ 3 milhões das mesmas empresas para financiamento de campanha do governador Beto Richa (PSDB).

Em outra decisão do TRE-PR, do último dia 17, o juiz Lourival Pedro Chemim também decidiu por suspensão do site por 48 horas, a fim de retirar falas de Requião consideradas ilegais em vídeos gravados na cidade de União da Vitória, no sudeste do Paraná. Confira as falas contestadas no box ao lado. No entendimento de Chemim, a afirmação de Requião é "sabidamente inverídica no que se refere ao congelamento da tarifa de energia elétrica, posto que, de fato, em pesquisa junto ao site da Copel, [...] percebe-se que durante o Governo de Roberto Requião algumas alterações tarifárias foram realizadas".

Procurado pela reportagem, o advogado de Requião, Luiz Fernando Delazari, disse que ainda não havia sido notificado das decisões.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.