Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Campanha

Tarso Genro quer Lula em Pelotas

Governador do Rio Grande do Sul pediu ajuda para o candidato do PT, Fernando Marroni. Partido perdeu eleição em Porto Alegre e Caxias do Sul, segundo principal colégio eleitoral do estado

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, pediu ajuda ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a campanha de segundo turno do candidato do PT em Pelotas, Fernando Marroni. A cidade é a única do Estado que terá segundo turno e converteu-se na esperança do PT de vencer em pelo menos um dos principais colégios eleitorais do estado. O partido, que já governou a capital durante 16 anos, perdeu as eleições no primeiro turno em Porto Alegre e também foi derrotado em Caxias do Sul, o segundo principal colégio eleitoral.

Genro reuniu-se no início da noite desta segunda com o ex-presidente no Instituto Lula, no bairro Ipiranga, em São Paulo. Ele pediu a presença de Lula em Pelotas, mas o ex-presidente está com dificuldade para incluir o Estado na agenda. Lula viaja na quarta-feira à Argentina e retorna apenas na tarde do dia seguinte. Com a agenda apertada, ele terá de concentrar esforços na campanha de Fernando Haddad em São Paulo.

O ex-presidente vai ao menos gravar para a campanha do petista de Pelotas, que terminou o primeiro turno em segundo lugar, com 28,5% dos votos, atrás do tucano Eduardo Leite, que teve 39,8% dos votos. De acordo com a assessoria do governador, Genro também convidou o presidente para a última reunião anual do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado, a ser realizada em novembro. O governador criou o órgão consultivo inspirado no "Conselhão" que Lula instituiu quando foi presidente.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.