• Carregando...
Processo de eleição simulada ocorre simultaneamente em Campo Largo, Londrina e Tamarana | AFP/YASUYOSHI CHIBA
Processo de eleição simulada ocorre simultaneamente em Campo Largo, Londrina e Tamarana| Foto: AFP/YASUYOSHI CHIBA

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) promove neste sábado (23) eleições simuladas em três cidades do Paraná: Campo Largo, Londrina e Tamarana. Ao todo, o órgão eleitoral convidou 6,5 mil pessoas para participar do processo que acontece ao longo de todo o dia. As cidades foram escolhidas porque são localidades nas quais as eleições de outubro, neste ano, ocorrerão pela primeira vez com a identificação biométrica.

Conforme a assessoria de imprensa do TRE-PR, em Londrina pouco mais de 5 mil pessoas foram chamadas. Tamarana teve 300 convidados e Campo Largo 1,2 mil. Os participantes não são obrigados a comparecer, mas o número de presentes e o andamento do procedimento pela manhã eram satisfatórios pela manhã, segundo o órgão.

O objetivo do evento é testar o sistema de biometria na identificação dos eleitores nas cidades em que será utilizado pela primeira vez, verificando detalhes operacionais, como o tempo para identificação da digital.

Os eleitores simulam voto para os cinco cargos que estão no pleito deste ano: presidente, governador, senador e deputados estadual e federal. Vão disputar a preferência dos participantes candidatos fictícios como Abacaxi, Laranja, Professor e Saci-Pererê; filiados a siglas igualmente imaginárias, como Partido das Frutas e Partido das Profissões.

A previsão é de que cerca de metade dos convidados compareçam às zonas eleitorais. O cálculo tem por base a média do simulado realizado em Curitiba, em 2012.

Não haverá testes para os softwares que contabilizam votos, uma vez que estes são feitos continuamente pela equipe, segundo o TRE-PR.

Eleições simuladas no próximo sábado

Maringá, Doutor Camargo, Floresta, Ivatuba e Paiçandu também terão eleições simuladas. Elas serão realizadas no próximo dia 30 de agosto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]