Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
eleições 2016

Candidatos não apresentaram soluções, diz especialista sobre debate em Curitiba

Durante programa “Margem de Erro”, Luciana Panke criticou as propostas generalistas abordadas pelos candidatos à prefeitura de Curitiba

Primeiro debate entre os prefeituráveis de Curitiba ocorreu na segunda-feira (22). | Pedro Serapio/Gazeta do Povo
Primeiro debate entre os prefeituráveis de Curitiba ocorreu na segunda-feira (22). (Foto: Pedro Serapio/Gazeta do Povo)

Os eleitores curitibanos puderam conhecer melhor todos os nove candidatos a prefeito durante o primeiro debate, na segunda-feira (22). E nesta terça, o programa “Margem de Erro”, da Gazeta do Povo , fez uma análise do debate entrevistando a professora da UFPR, Luciana Panke, que é pós-doutora em comunicação e política e foi escolhida com uma das 12 mais influentes da comunicação política da América Latina pelo Victory Awards 2016.

Durante conversa com o jornalista Fernando Martins, Luciana confessou não ter gostado muito do primeiro debate da capital paranaense. “O que me deu a impressão foi de algo mais morno. A tendência é que, com a minirreforma eleitoral [de 2015], os debates sirvam para apresentar os candidatos aos eleitores”, analisou.

Para a professora, os candidatos fizeram discussões rasas. “O que me chamou atenção foi a falta de plano de governo. Falou-se de educação e saúde, mas não adianta apontar que a saúde precisa de melhorias sem apresentar soluções para o problema. O eleitor precisa ficar atento para não cair nessas generalizações feitas pelos políticos”.

Luciana também identificou o atual prefeito, Gustavo Fruet (PDT), como o principal alvo dos demais políticos presentes no debate. “Podemos ver uma união contra a reeleição de Fruet. Enquanto os demais candidatos atacaram o atual prefeito, ele se defendeu levantando números”, explicou, alertando para a postura de Fruet. “Além de ser prefeito, ele também é um candidato e precisa divulgar novas propostas”.

Sobre a situação financeira do município, Fruet, Requião Filho (PMDB) e Tadeu Veneri (PT) foram mais realistas e este fato foi destacado pela comunicadora. “O atual prefeito aproveitou para jogar o problema financeiro na conta do governador Beto Richa (que apoia o Rafael Greca, do PMN)”, analisou Luciana. “Já Veneri rebateu as propostas de Greca afirmando que o candidato estaria tentando ‘vender terreno na lua’”, completou.

Outra questão abordada foi a utilização dos padrinhos de campanha durante o debate. Para Luciana, a imagem de Beto Richa ao lado de Greca será trabalhada negativamente pelos demais candidatos. Já Leprevost tentará usar a influência de Ratinho Jr. para consolidar seu nome entre os eleitores. “Acredito que Ratinho estará bem presente na campanha do Ney [Leprevost] para aumentar sua identificação com a população”.

Inchada com nove candidatos, as eleições 2016 também podem ser tratadas como um projeto futuro para alguns políticos. Para Luciana, este é o caso de Maria Victoria (PP) e Requião Filho. “Acredito que eles estão trabalhando para uma próxima eleição. Ainda não devem ter a intenção de vencer a disputa desse ano”.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.