• Carregando...
Eleitores de 14 cidades paranaenses não terão muita dúvida na hora de votar para prefeito em 2016. | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Eleitores de 14 cidades paranaenses não terão muita dúvida na hora de votar para prefeito em 2016.| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Em 14 municípios do Paraná, um único voto válido será suficiente para eleger o próximo prefeito. Nessas cidades, todas elas com menos de 35 mil habitantes, existe apenas um candidato na disputa pela prefeitura.

Em todo o país, segundo dados divulgados pela Confederação Nacional dos Municípios, 97 cidades terão apenas um candidato. A maior concentração desses casos está no Rio Grande do Sul, onde 32 candidatos não têm oponentes. O Paraná ocupa o quarto lugar desse ranking.

Veja as cidades com candidato único no Paraná

Prefeito de Santa Mariana, cidade com pouco mais de 12 mil habitantes localizada no Norte paranaense, Jorge Nunes (PMDB) é o único candidato à chefia do Poder Executivo local. Candidato à reeleição, ele reconhece que a situação é extremamente favorável, mas afirma que mesmo assim vai colocar a campanha na rua.

Veja mais notícias sobre as eleições de 2016

“Vamos tocar a campanha como se tivesse candidato contrário. Vamos fazer reuniões, comícios e todo o material de propaganda. É claro que sem um oponente, diminui muito o nosso gasto”, diz.

Segundo o candidato, a campanha vai ser importante para garantir uma boa base de apoio na Câmara de Vereadores de Santa Mariana. “Nesse mandato, eu trabalhei com seis vereadores na base contra três na oposição. O sofrimento é muito grande”, diz.

Na cidade, a oposição, apesar de não lançar candidato a prefeito, tem uma chapa composta por 18 postulantes ao cargo de vereador – são nove cadeiras do Legislativo.

Na avaliação de Nunes, o que gerou a ausência de um oponente foi o reconhecimento por parte da população do trabalho que ele fez à frente da prefeitura nos últimos quatro anos. “Em diversas pesquisas de opinião feitas aqui no município a população disse que gostou da minha forma de atuar”, afirma.

Tem como perder?

Para que um candidato a prefeito seja eleito em cidades com menos de 200 mil habitantes, basta que ele tenha a maioria dos votos válidos. Considerando que para este cálculo não são levados em conta os votos brancos e nulos, para que o candidato único seja eleito, um voto já é suficiente. Ou seja, se apenas o próprio postulante ao cargo de prefeito confirmar o voto em sua candidatura ele ganhará a eleição.

O reconhecimento da população é uma explicação recorrente para a ausência de oponentes. Em Cidade Gaúcha, município de 12 mil habitantes no Noroeste do Paraná, o candidato à reeleição Alexandre Lucena (PMDB) também atribui a falta de adversários a sua alta aprovação popular. No município, a situação é ainda mais confortável para o prefeito – que terá até o apoio da tradicional oposição.

“Conversamos com a oposição e achamos por bem fazer uma candidatura única. Está tudo junto, situação e oposição, inclusive nas chapas de vereadores. Assim vai ser muito mais tranquilo, com menos dor de cabeça”, afirma Lucena.

A maior cidade do estado a ter um único candidato ao cargo de prefeito é Assis Chateaubriand, com uma população estimada de 34 mil habitantes. O prefeito e candidato à reeleição, Marcel Micheletto (PSDB) também atribui a situação à boa avaliação da população. “Estou terminando esse mandato com mais de 90% de aprovação. Isso fragilizou, desidratou a oposição”, afirma.

Candidatos únicos

Cidade

Candidato

Partido

Altamira do Paraná Elza Aparecida da Silva Aguiar PSB
Araruna Leandro Cesar de Oliveira PPS
Assis Chateaubriand Marcelo Henrique Micheletto PSDB
Bom Jesus do Sul Orasil Cezar Bueno da Silva PSDB
Brasilândia do Sul Marcio Juliano Marcolino PSDB
Cidade Gaúcha Alexandre Lucena PMDB
Itaguajé Crisogono Noleto e Silva Junior PTB
Janiópolis Leopoldo Heitor Oliveira Costa PSB
Miraselva Celso Rubens Vicente Antiveri PSDB
Santa Izabel do Oeste Moacir Fiamoncini PSDB
Santa Mariana Jorge Rodrigues Nunes PMDB
São Jorge do Ivaí André Luis Bovo PP
São José da Boa Vista Pedro Sergio Kroneis PSDB
Terra Boa Valter Peres PDT

Fonte: Confederação Nacional dos Municípios

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]