• Carregando...
José Afonso Pinheiro é candidato a vereador em Santos, no litoral de São Paulo | Foto:/Reprodução Facebook
José Afonso Pinheiro é candidato a vereador em Santos, no litoral de São Paulo| Foto: Foto:/Reprodução Facebook

Depois de ganhar notoriedade ao depor em um dos inquéritos que investigam o ex-presidente Lula, o zelador José Afonso Pinheiro decidiu sair candidato a vereador em Santos, Litoral de São Paulo. O zelador, que acabou sendo demitido depois de colaborar com as investigações, explora o episódio em busca de votos para se eleger.

O nome “fantasia” do candidato, inclusive, deixa claro quem ele é: Afonso Zelador do Tríplex. O slogan da campanha é “A verdade em prol da sociedade”, em alusão ao depoimento prestado por Pinheiro ao MP de São Paulo no caso do tríplex.

Veja mais notícias sobre as eleições de 2016

Veja quem são os candidatos a vereador e prefeito em todo o Brasil

Acesse o guia de candidatos

Em uma peça de campanha em seu Facebook, o candidato afirma ter sido “demitido por ter dito a verdade ao Ministério Público”. “Como sempre acreditei que o bem prevalece sobre o mal, disse a verdade em prol da sociedade. Agora conto com seu voto para demonstrarmos que a verdade é o que vale a pena”, diz o cartaz.

Afonso Zelador do Tríplex saiu candidato pelo PP, partido envolvido no escândalo de corrupção na Petrobras investigado na Lava Jato. De acordo com delatores do esquema, a diretoria de Abastecimento, comandada por Paulo Roberto Costa, direcionava 1% do valor dos contratos superfaturados para o partido. Ao lado do PP, o PMDB e o PT também estão no centro do escândalo.

Entenda o caso

Pinheiro era zelador no Condomínio Solaris, no Guarujá, litoral norte de São Paulo, onde o ex-presidente Lula possui um tríplex, de acordo com a Polícia Federal.

Peça da campanha de Afonso Zelador do Tríplex, disponível no Facebook do candidatoReprodução/Facebook

Em outubro do ano passado, Pinheiro disse aos promotores do Ministério Público de São Paulo, que investigava originalmente o caso, que em 2013 presenciou o ex-presidente Lula e a mulher em visitas ao apartamento 164-A e que nestas ocasiões a OAS preparava o edifício para receber o casal, decorando o hall e corredores com arranjos florais.

Em janeiro deste ano, o zelador concedeu uma entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, afirmando que Lula não aparecia no condomínio desde que veio à público a informação de que ele e sua esposa, Marisa Letícia, eram cotistas de um tríplex.

Em abril. Pinheiro foi demitido e alegou que as motivações foram políticas. Segundo o zelador, a OAS tentou constrange-lo depois que o seu depoimento ao MP veio à tona e ele teria recebido um “aviso” do síndico, para que não desse mais declarações sobre o caso.

Perfil

No sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato declarou ser negro, casado e ter o ensino superior incompleto. Segundo as informações prestadas por Pinheiro, ele é natural de Missal, interior do Paraná. À Justiça Eleitoral, Pinheiro declarou possuir R$ 13,2 mil em bens. A Gazeta do Povo entrou em contato com o candidato, mas não obteve retorno ao pedido de entrevista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]