• Carregando...
Ney Leprevost (PSD) aproveita influência de Ratinho Jr. (PSD) para reverter resultado do primeiro turno. | Reprodução/Facebook
Ney Leprevost (PSD) aproveita influência de Ratinho Jr. (PSD) para reverter resultado do primeiro turno.| Foto: Reprodução/Facebook

Derrotado por Rafael Greca (PMN) em 66 dos 68 bairros de Curitiba em que há votação, Ney Leprevost (PSD) precisará – e muito – da ajuda do seu principal padrinho político, Ratinho Jr. (PSD), para reverter esse quadro no segundo turno.

As maiores diferenças que ele terá de tirar em relação ao adversário se concentram, sobretudo, do Centro para o Sul da capital. E justamente nesses bairros, Ratinho venceu Gustavo Fruet (PDT) quatro anos atrás com ampla vantagem, mesmo não tendo sido eleito prefeito.

MAPA: Veja como foi a votação em Curitiba em 2012

Formação acadêmica de Greca e Leprevost vira debate na eleição em Curitiba

Leia a matéria completa

No primeiro turno, Leprevost esteve à frente de Greca apenas nos bairros São Braz e Cascatinha, nos quais recebeu escassos 137 votos a mais que o oponente.

Nas áreas mais volumosas da cidade e, portanto, com maior interferência no resultado final do pleito, o candidato do PSD amargou a segunda posição bastante atrás do adversário do PMN. O desempenho foi decisivo para deixar Greca 136.812 votos à frente na disputa pela prefeitura.

Cruzando esses números com os do primeiro turno do pleito de 2012, fica clara a estratégia que Leprevost deve adotar até o dia 30 de outubro: colar em Ratinho Jr.

Apesar de não ter vencido a disputa de quatro anos atrás, o atual secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano bateu Fruet nos dez bairros com maior número de eleitores: Cidade Industrial (CIC), Sítio Cercado, Cajuru, Boqueirão, Uberaba, Xaxim, Pinheirinho, Bairro Alto, Tatuquara e Alto Boqueirão.

No cômputo total desses dez bairros, Greca teve 70.593 votos a mais que Leprevost. Como comparação, Ratinho superou o atual prefeito por 102.019 votos nesses mesmos locais em 2012.

Na CIC, por exemplo, Greca recebeu 30.371 votos contra 18.073 de Leprevost. Em 2012, Ratinho obteve 40.338, enquanto Fruet ficou com somente 14.806 votos. No Sítio Cercado, o desempenho de 2016 foi 23.908 versus 11 mil a favor de Greca. Na eleição passada, no mesmo bairro, as urnas apontaram 31.742 votos contra 10.349 a favor de Ratinho.

Sobrou para Greca

Nesta segunda-feira (10), Leprevost esteve ao lado de Ratinho Jr. e do pai dele, o apresentador Ratinho, em encontro com prefeitos da região metropolitana de Curitiba (RMC).

Tendo o maior aliado como responsável pela área do governo do estado que comanda a RMC, o candidato do PSD afirmou que sua primeira ação à frente da prefeitura da capital será reintegrar o sistema de transporte coletivo, que foi rompido no começo do ano passado. Ele também se comprometeu a consultar os demais prefeitos da região antes de nomear o secretário municipal de Assuntos Metropolitanos.

Numa clara estocada em Greca, o apresentador Ratinho afirmou que Leprevost “vai preparar a cidade para as novas gerações”. “Enquanto o outro candidato gosta de Faróis do Saber, nós gostamos de gente”, alfinetou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]