Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
eleições 2016

Prazo para regularizar o título de eleitor termina nesta quarta-feira

Em Curitiba, quem pretende regularizar sua situação eleitoral ou emitir a primeira via do título do eleitor ainda tem de aguardar em torno de seis horas na fila do TRE-PR

Tempo de espera no TRE-PR é de mais de cinco horas. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Tempo de espera no TRE-PR é de mais de cinco horas. (Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)

Os cartórios eleitorais atendem até esta quarta (4) quem pretende regularizar sua situação eleitoral ou emitir a primeira via do título de eleitor para estar apto a votar nas eleições de 2 de outubro deste ano.

A proximidade do fim do prazo, definido pelo Tribunal Superior Eleitoral, está causando uma corrida de eleitores à sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, em Curitiba, e o tempo de espera por atendimento está variando entre cinco e seis horas.

“Até agora, nós atendemos cerca de duas mil pessoas. Tem entre 1 mil e 1,5 mil na espera, então a expectativa é atender mais de três mil pessoas hoje [terça-feira]”, diz a chefe da central de atendimento do TRE-PR, Alessandra Luiz.

Segundo ela, todos que chegarem até às 19 horas, quando o atendimento do dia é encerrado e as senhas param de ser distribuídas, serão atendidos durante a noite.

Contudo, Alessandra faz um apelo para que só aqueles que realmente precisam, se dirijam ao TRE-PR para regularizar sua situação. “A nossa recomendação é que somente quem vai ter o título cancelado porque não vota e não justifica nas três últimas eleições ou quem tem mais de 18 anos e ainda não tem título de eleitor venha para cá. Tem muita gente que vem sem necessidade”, explica a representante do tribunal.

Ela orienta ainda que os eleitores se certifiquem de que estão com a documentação certa para regularizar ou tirar o título.

Independentemente do serviço a ser realizado, todos os eleitores devem ter um documento de identidade original com foto e um comprovante de residência em seu nome, no dos pais ou do cônjuge – para transferência de título para outro município, o comprovante deve ser de, no máximo, fevereiro, para comprovar que o eleitor está residindo no município há mais de três meses. Um dos erros comuns dos eleitores, segundo Alessandra, é trazer comprovantes em nome de terceiros que não são os pais ou cônjuges.

Os homens que pretendem emitir a primeira via do título devem levar ainda o certificado de alistamento militar. Além desses serviços, é possível fazer a revisão de algum dado ou transferência do local de votação no mesmo município.

As senhas para atendimento no TRE-PR são distribuídas das 9 às 19 horas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.