• Carregando...
Juraci Barbosa e Paulo Martins descartaram candidatura própria à prefeitura de Curitiba. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Juraci Barbosa e Paulo Martins descartaram candidatura própria à prefeitura de Curitiba.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O PSDB de Curitiba aprovou nesta quarta-feira (20) deixar a decisão sobre coligações para as eleições municipais nas mãos da Executiva do partido e a posição que sobressai entre as lideranças é que o partido não lance chapa própria.

De acordo com o presidente municipal da legenda, Juraci Barbosa, a decisão de lançar candidatos próprios do partido para a corrida pela prefeitura já está descartada. “As lideranças do partido estão voltadas para o governo do estado. Há um trabalho de fortalecimento de bases a ser feito”, destacou.

Confira quanto cada candidato pode gastar nas eleições de 2016 por município

Leia a matéria completa

Entre os 65 votantes da convenção, 63 aceitaram deixar a decisão para a Executiva do partido – houve um voto contrário e um em branco.

O vereador Professor Galdino (PSDB) afirmou que defende a candidatura própria e que não lançá-la pode significar um enfraquecimento tucano em Curitiba. “Houve um declínio grande de vereadores do PSDB na Câmara. Hoje estamos apenas em quatro e a tendência é que o número se mantenha baixo ou diminua”, disse Galdino, que lançou o seu nome como pré-candidato à prefeitura.

Durante a convenção, o partido aprovou uma lista de 75 pré-candidatos à Câmara Municipal. A decisão sobre possíveis coligações para as eleições proporcionais pode reduzir este número.

O PSDB chegou a lançar o deputado federal Paulo Martins (PSDB) como pré-candidato. Martins apareceu na primeira pesquisa Ibope* para a prefeitura com 2% das intenções de voto. De acordo com o parlamentar, há sempre uma expectativa para o lançamento de uma candidatura própria, mas que o cenário atual não é o ideal. “Todo partido espera candidaturas próprias, mas a realidade que se desenvolveu não é uma realidade viável. É uma questão de prudência”, pontuou o deputado.

Apoio se divide entre quatro pré-candidatos

O partido cogita apoio a quatro pré-candidatos: o atual prefeito, Gustavo Fruet (PDT), o ex-prefeito Rafael Greca (PMN), o deputado estadual Ney Leprevost (PSD) ou a também deputada estadual Maria Victória (PP).

Juraci Barbosa diz que o apoio ainda está em negociação e que nada está descartado. “Existe sim a possibilidade de um apoio ao atual prefeito, desde que se mude o jeito de administrar a capital. Deve também existir espaço para as novas lideranças do PSDB no governo municipal”, comentou.

Ainda de acordo com Barbosa, há uma resistência da base em apoiar a candidata do PP.

A reunião da Executiva que definirá as coligações para as eleições majoritárias e proporcionais ainda não tem data marcada, mas o último prazo dado pelo Tribunal Superior Eleitoral para as definições das coligações partidárias é no dia 5 de agosto.

*A pesquisa Ibope foi contratada pela Rádio e Televisão Iguaçu S.A./Rede Massa, e questionou 805 eleitores sobre a intenção de votos nos pré-candidatos à Prefeitura entre os dias 2 e 6 de julho de 2016. A pesquisa estimulada questionou os eleitores sobre nomes propostos, o que não significa que não existam outros pré-candidatos para o cargo na disputa. A margem de erro é estimulada em 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos. O número de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) sob o número PR05852/2016.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]