• Carregando...
Fruet vai precisar tirar do ar propaganda negativa contra Greca; este último perderá 4 minutos de propaganda | Henry Milleo/Gazeta
Fruet vai precisar tirar do ar propaganda negativa contra Greca; este último perderá 4 minutos de propaganda| Foto: Henry Milleo/Gazeta

Os dois candidatos melhor colocados nas pesquisas* na corrida à prefeitura de Curitiba, Rafael Greca (PMN) e Gustavo Fruet (PDT), começam a penúltima semana de campanha punidos pela Justiça Eleitoral.

Greca perderá quase 4 minutos de propaganda, por utilizar tempo dos candidatos a vereador para divulgar o próprio número e Fruet vai precisar tirar do ar propaganda negativa contra seu adversário considerada abusiva para a legislação eleitoral.

Leia também: Após juiz negar pedidos de impugnação, divulgação de Ibope nesta segunda-feira (19) está mantida

A campanha de Greca, após requisição feita pela coligação “Corrente do Bem”, do candidato Ney Leprevost (PSD), foi punida por utilizar tempo de candidatos a vereador para promover o seu próprio número de urna eleitoral.

Já a coligação do prefeito Fruet foi obrigada a retirar do ar um vídeo que mostrava várias momentos da trajetória politica de seu adversário com um carimbo dizendo que Greca “não deu certo”.

Ambas decisões foram proferidas pela juíza Sayonara Sedano, da 175ª Zona Eleitoral, a primeira na última sexta-feira (16), e a segunda neste sábado (17).

No caso de Greca, a chapa reclamante alegou que reiteradas vezes após a apresentação dos postulantes ao cargo de vereador, “é lançado um cartaz da candidatura de Greca, que permanece na tela enquanto o locutor afirma, em quatro segundos, ‘volta 33’”, o que é vedado pela legislação eleitoral.

Pela invasão do tempo dos candidatos a vereador, a juíza determinou que a campanha de Rafael Greca perderá 1 minuto e 44 segundos de propaganda na TV Globo e 62 segundos nas rádios Jovem Pan e Bandnews. A pena se restringe ao limite de 30 segundos por inserção, até que se atinja o tempo total imposto pela decisão.

Já a campanha de Fruet terá que tirar do ar a inserção de um minuto, porque a juíza considerou em decisão liminar que a inserção em vídeo “desencadeia estados mentais negativos na opinião pública e eleitores, às vésperas da eleição”.

A multa em caso de desrespeito a decisão será de R$ 100 mil para cada veiculação.

Outro lado

A assessoria jurídica da campanha de Fruet disse que tomou conhecimento da decisão e vai recorrer. A assessoria de campanha do candidato Rafael Greca não quis comentar as decisões.

*** Fonte: Ibope. Metodologia: entre 19 e 22 de agosto de 2016 foram entrevistados 602 eleitores de Curitiba. Margem de erro: 4%. Nível de confiança: 95%. Registro TSE: Nº PR-04300/2016.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]