• Carregando...
Governador Beto Richa nega que será candidato ao Senado em 2018. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Governador Beto Richa nega que será candidato ao Senado em 2018.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Em uma avaliação sobre o resultado do primeiro turno das eleições municipais em Curitiba, o governador Beto Richa (PSDB) atribuiu a um “tropeço” o fato do candidato apoiado por ele, Rafael Greca (PMN), não ter vencido a eleição já neste domingo (2)

Segundo o governador, o fato de Greca ter dito, em uma sabatina na PUC-PR, que vomitou com o cheiro de um morador de rua custou a ele muitos votos.

Veja como foi a votação nos 399 municípios do Paraná

Leia mais notícias sobre as eleições de 2016

Leprevost tem melhor desempenho na região mais rica de Curitiba

Leia a matéria completa

“Houve um tropeço no meio da campanha muito explorado pelos adversários políticos. Uma frase mal colocada que foi pinçada de um contexto todo de uma avaliação que ele fazia em uma sabatina na PUC. Isso custou muitos votos a ele, mas acho que já foi esclarecido e nessa reta final ele apontou de novo um crescimento”, avaliou Richa.

Na segunda pesquisa Ibope* divulgada durante a campanha, Greca aparecia com 49% das intenções de voto, com chances de vencer o pleito já no primeiro turno. Depois da sabatina, o Ibope** apontou uma queda de Greca, que alcançou apenas 30% das intenções de voto. Greca somou 38,3% dos votos no domingo (2).

Sobre a participação na campanha, Richa disse que ainda não sabe se repetirá a estratégia de manter distância, apesar de apoiar Greca. “Vamos sentar com nossos aliados e ver como faremos na capital”, disse.

“A aliança permanece. O PSDB está coligado com o Rafael Greca e o seu partido, o PMN. Fiquei distante de todas as campanhas do Paraná. Resisti a pedidos de gravação de depoimentos, eventos políticos, comícios. Nossos companheiros deputados fizeram sua parte”, avaliou Richa.

Greca vence em todas as zonas eleitorais de Curitiba; veja como foi em cada uma

Leia a matéria completa

2018

Apesar de sair politicamente fortalecido com o resultado do primeiro turno das eleições municipais em todo o Paraná, o governador Beto Richa diz que ainda não pensa em uma possível disputa ao Senado em 2018. Richa afirmou nesta segunda-feira (3) que cerca de 200 aliados foram eleitos em todo o Paraná neste domingo (2).

Somente de partidos da base aliada de Richa na Assembleia Legislativa foram eleitos 152 prefeitos em todo o estado. Segundo o governador, eleitos de partidos que teoricamente são de oposição também são aliados em alguns municípios.

Um exemplo é o caso do prefeito eleito em Pato Branco, Augustinho Zucchi (PDT), que apesar de fazer parte do partido do prefeito Gustavo Fruet (PDT), é um aliado do governador. “É um dos maiores aliados que eu tenho em todo o estado do Paraná”, disse Richa.

Caso decida disputar uma vaga no Senado em 2018, Richa pode ter como adversário o prefeito Gustavo Fruet, que não conseguiu chegar ao segundo turno das eleições municipais. O governador, porém, nega que esteja articulando disputar as eleições em 2018.

“No momento não. Estou concentrando todos os meus esforços e minha energia em governar bem o estado do Paraná”, disse.

Apesar de negar já estar pensando nas próximas eleições, o governador não descartou completamente o pleito. “Se você está cumprindo bem o seu mandato, correspondendo às expectativas da população, você acaba sendo convocado a disputar outras eleições”, disse.

*A pesquisa foi contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S.A e foi realizada entre os dias 15 e 18 de setembro com 805 eleitores. A margem de erro da pesquisa estimulada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o protocolo Nº PR-01610/2016.

* *A pesquisa foi contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S.A e foi realizada entre os dias 28 de setembro e 1.º de outubro com 1.001 eleitores. A margem de erro da pesquisa estimulada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o protocolo Nº PR-05284/2016.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]