Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notas Políticas

Eles só falam daquilo

Tadeu Veneri, líder do PT | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Tadeu Veneri, líder do PT (Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo)
Paulo Bernardo (PT), ministro das Comunicações |

1 de 1

Paulo Bernardo (PT), ministro das Comunicações

Para os deputados estaduais, parece não haver outros assuntos a serem debatidos no Paraná além dos famosos empréstimos pedidos pelo governo do estado e que aguardam liberação em Brasília. Ontem, os parlamentares voltaram a bater boca sobre o tema. Primeiro, o líder do PT, Tadeu Veneri (foto), leu nota emitida pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) que atribui a não liberação dos R$ 817 milhões do Proinveste ao descumprimento por parte do Executivo paranaense do investimento mínimo de 12% em saúde no ano de 2013. Em resposta, o líder do governo, Ademar Traiano (PSDB), acusou o petista e a STN de serem mentirosos e levianos. O tucano afirmou que os dados de gastos com saúde no ano passado ainda não estão fechados e, quando isso ocorrer, vão superar o índice constitucional. Ele foi além e propôs um voto de repúdio e de persona non grata ao secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin.

Aliás...

Tadeu Veneri afirmou que a bancada do PT está pronta para assinar o pedido de instalação de Comissão Especial de Investigação (CEI) ou Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as causas da suposta discriminação que o Paraná estaria sofrendo do governo federal. Autor da proposta, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), que havia prometido defender o assunto ontem na tribuna, registrou presença, mas se ausentou do plenário. A justificativa foi que ele tinha um evento com o governador Beto Richa (PSDB) no Palácio Iguaçu.

Conversa de boteco?

Os deputados estaduais usaram boa parte da sessão de ontem para fazer piadinhas sobre futebol. Aproveitando as comemorações de 90 anos do Atlético Paranaense, Rasca Rodrigues (PV) cutucou o colega Artagão Jr. (PMDB), que é coxa-branca, chamando-o de freguês e o agradecendo por ter ido à sessão de paletó preto e gravata vermelha. O peemedebista retrucou lembrando que o Coritiba é o atual tetracampeão paranaense. Afirmou ainda que o paletó dele era azul e, portanto, no máximo estava fazendo uma homenagem ao Paraná Clube.

Planos para o futuro

O vereador Paulo Salamuni (PV), presidente da Câmara de Curitiba e que pretende ser candidato a deputado federal, diz que continuará no cargo até o fim do ano. "Já verifiquei que, num primeiro momento, se eu for candidato, não há necessidade de desincompatibilização de cargos. Posso continuar aqui na Câmara", diz. Por conta disso, o vereador afirma que a sua grande certeza é que continua na presidência da Casa até 31 de dezembro. Além da candidatura, uma possível pretensão de Salamuni é ser candidato a vice na chapa de Gustavo Fruet (PDT) numa próxima eleição.

Confirmação

Depois de ser reeleito procurador-geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacoia foi nomeado ao cargo pelo governador Beto Richa (PSDB) na última terça-feira. A posse está marcada para 9 de abril e o mandato é de dois anos. Ele foi o único candidato a concorrer à vaga e será a terceira vez que ocupará o cargo. A eleição aconteceu no último dia 18 e o procurador recebeu 527 votos dos 617 membros do MP votantes. Foram 65 votos brancos e 25 nulos.

Pinga-fogo

"Eu vi hoje que os dois principais candidatos de oposição ao governo estão jogando juntos nisso, portanto é possível que se consiga as assinaturas."

Paulo Bernardo (PT), ministro das Comunicações, falando ser possível que a CPI da Petrobras seja instaurada.

Colaboraram: Euclides Lucas Garcia, Taiana Bubniak, Bruna Covacci e Bruna Maestri Walter.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.