Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
planalto

Em dia tenso, Dilma faz reuniões para avaliar clima no Congresso

Presidente irá pedir empenho de parlamentares para aprovar mudanças na meta fiscal

Dilma participou da conferência do meio ambiente em Paris e já está em Brasília para tratar das articulações do governo. | Roberto Stuckert Filho/PR
Dilma participou da conferência do meio ambiente em Paris e já está em Brasília para tratar das articulações do governo. (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Num dia que promete trazer tensão para o ambiente político e econômico, a presidente Dilma Rousseff vai se reunir com líderes da base aliada no Congresso para sentir o clima na Casa e pedir empenho de deputados e senadores para aprovar mudanças na meta fiscal. A sessão para analisar a autorização para o governo acomodar um déficit de R$ 120 milhões este ano está marcada para as 19h.

Antes, porém, o governo terá uma dura batalha no Conselho de Ética da Câmara. Às 14h30 os deputados se reúnem para votar o relatório de Fausto Pinato (PRB-SP) que recomenda a abertura de processo contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por quebra de decoro.

De acordo com as contas de aliados do peemedebista, para se salvar e escapar da instauração do processo — o que, se acontecer, impede que ele renuncie para escapar da cassação — Cunha necessita dos três votos dos petistas que estão no Conselho.

Dilma não quer passar a impressão de que irá se envolver diretamente na questão. Mas o Palácio do Planalto, por meio dos ministros Jaques Wagner (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Governo), têm procurado convencer os petistas de que, mais importante do que cassar Cunha, neste momento, é dar governabilidade à presidente. Dilma se reúne agora cedo com Jaques Wagner.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.