Na semana em que foi empossado deputado federal, o ex-jogador Romário (PSB-RJ) foi fotografado jogando futevôlei à tarde, na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O flagrante ocorreu na quinta-feira, por volta das 17h, quando ocorria a primeira sessão legislativa na Câmara. O plenário da Casa, porém, estava vazio.
A foto está na capa da edição de ontem do jornal Extra. Segundo a publicação, Romário esteve no Congresso pela manhã, registrou sua presença às 10h17 e pegou o avião rumo ao Rio de Janeiro.
Como a sessão não era deliberativa e não havia ordem do dia, as ausências registradas não contaram para descontar os salários. Na terça-feira, dia da posse, o ex-atacante da seleção ficou praticamente o tempo todo no fundo do plenário de vez em quando atendia a pedidos de fotografias. Ele chegou a se incomodar com o assédio, dizendo que queria ouvir o que estava sendo dito (a leitura do nome dos deputados eleitos).
A reportagem não conseguiu falar com a assessoria do novo deputado para comentar sobre a ausência dele ontem. Mas, à noite, ele usou o Twitter, rede social da internet, para se defender. "Para aqueles que não sabem, não teve plenário e a presença não era obrigatória", afirmou. E ressaltou que compareceu à sessão, mesmo sem ser obrigado. Disse que "marcou presença" e se reuniu com assessores. O deputado prometeu "nunca decepcionar" seus eleitores e assegurou que será um político atuante. Romário afirmou ainda que "ama o futevôlei", esporte que continuará a praticar pelo resto de sua vida.
Recorrente
Além de Romário, a maior parte dos novos deputados e senadores manteve a antiga prática de sair de Brasília mais cedo. Ontem, apenas 16 senadores e 41 deputados registraram presença nas sessões dos plenários da Câmara e o Senado 9% dos 594 congressistas. Ao discursar praticamente sozinho no plenário, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) ironizou o esvaziamento do Senado. "Volto hoje ao Senado e vejo que tudo está como dantes no quartel de Abrantes: na sexta-feira, continuam sendo raros os senadores que se dispõem a participar dos debates."



