
A ex-advogada Jorgina de Freitas, condenada a 14 anos de prisão por desviar cerca de R$ 1,2 bilhão do INSS nos anos 90, foi solta sábado à tarde depois de cumprir a totalidade da pena. Desde 2007, ela usufruía do regime semiaberto. Em maio, a Advocacia- Geral da União conseguiu na Justiça que Jorgina fosse obrigada a ressarcir aos cofres da Previdência R$ 200 milhões. Por isso 57 imóveis em nome dela serão leiloados.
Número
16 dias é o tempo que resta para os partidos realizarem suas convenções estaduais. O prazo expira em 30 de junho. No Paraná, o PTB realiza a convenção hoje; no dia 19 é a vez do PSDB e do PP; PMDB e PT ser reúnem no dia 26. PSDB e PP fizeram as convenções em conjunto na sexta-feira passada; um dia depois do PDT.
Para não se orgulhar
O Paraná não ostenta tanta força política em Brasília para conseguir recursos e projetos importantes para o estado. Em compensação, os paranaenses lideram o levantamento feito pela ONG Congresso em Foco sobre os parlamentares deputados federais e senadores da Região Sul que respondem a mais ações penais (seis) e inquéritos (sete). No quesito judicial, gaúchos e catarinenses não parecem ameaçar a liderança do Paraná.
Sem transparência em Guarapuava 1
Um projeto de lei municipal que visava regulamentar a Lei Complementar n.º 131, de 2009, a chamada Lei da Transparência, foi rejeitado pelos vereadores de Guarapuava por oito votos contra quatro, em segunda discussão, na sessão realizada no último dia 7 de junho. O projeto de autoria do vereador Antenor Gomes de Lima (PT) previa que receitas, despesas, repasses recebidos dos governos, licitações e outros itens fossem publicados em seus pormenores no Portal da Transparência do Município.
Sem transparência em Guarapuava 2
"O Portal da Transparência de Guarapuava não tem transparência nenhuma, é preciso de um técnico para entender. As informações deveriam estar em uma linguagem acessível para leigos, para que todo contribuinte pudesse entender. O projeto agia nesse sentido", diz o vereador Antenor Gomes de Lima.
Paraquedas
O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), rebateu os ataques indiretos feitos por José Serra em seu discurso na convenção do PSDB em Salvador. "Se o José Serra disse que não caiu de paraquedas, eu digo que a situação dele é pior, porque ele está em queda e sem paraquedas. Queremos discutir projetos e programas e ele anda se escondendo disso. Ele faz acusações ao Lula e à Dilma."
Pinga-fogo
"Tucano não tem que ter essa preocupação de ter um vice que agregue voto. Qual o vice na história do Brasil democrático que somou votos?"
Aécio Neves (PSDB), ex-governador de Minas Gerais, em convenção do partido, discordando que exista disputa entre setores dentro da campanha de Serra.




