Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Banco de dados

Em minoria no ICI, Fruet tenta emplacar novo presidente do órgão

Tomam posse hoje os quatro indicados pelo novo prefeito para o conselho do Instituto Curitiba de Informática. Comando da entidade é escolhido por dez conselheiros

Fachada da sede do ICI no Cabral: instituto é uma entidade não governamental responsável pela informática da prefeitura de Curitiba. Durante a campanha, foi chamado de caixa-preta | André Rodrigues
Fachada da sede do ICI no Cabral: instituto é uma entidade não governamental responsável pela informática da prefeitura de Curitiba. Durante a campanha, foi chamado de caixa-preta (Foto: André Rodrigues)

O prefeito Gustavo Fruet (PDT) inicia hoje sua intervenção em uma das chamadas "caixas-pretas" da administração municipal. O conselho deliberativo do Instituto Curitiba de Informática (ICI) se reúne hoje para dar posse aos quatro representantes indicados pelo novo prefeito para participar da gestão do instituto – uma entidade não governamental que é responsável por uma série de serviços de informática utilizados pela prefeitura.

Mais do que definir a participação da nova administração municipal nas decisões do ICI, a mudança faz parte do trabalho que Fruet terá para tentar conseguir emplacar um nome para a presidência do órgão. Hoje, Fruet está em minoria, pois o conselho do ICI é formado por dez pessoas que representam o poder público e segmentos da iniciativa privada. Os dez integrantes elegem o presidente da instituição.

O ICI recebeu no ano passado R$ 128,4 milhões em contratos com a prefeitura. Além disso, o instituto armazena uma série de informações estratégicas para a gestão municipal, relativas a tributos, folha de pagamento, consultas médicas, entre outras.

Fruet pode ter dificuldades para colocar alguém de sua preferência no comando do ICI porque está em desvantagem no conselho. No fim do ano passado, o ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) convocou uma reunião extraordinária para que o conselho escolhesse dois novos representantes. Somados aos quatro indicados por outros setores, que já faziam parte do conselho durante o governo Ducci, eles somam votos suficientes para eleger um novo presidente.

Segundo a comunicação da prefeitura, ainda não está definida a data para eleição da nova diretoria do ICI. A definição po­­de­­rá ocorrer na reunião de ho­­­­je, que será comandada pe­lo atu­al diretor-presidente, Re­­nato Almeida Rodrigues. Nos bastidores, comenta-se que Fruet já estaria em tra­­tativas para tentar fazer com que os conselheiros escolhessem um nome de sua preferência para o comando do instituto.

Informações

Os quatro nomes indicados por Fruet para participar do conselho são: o procurador-geral do município, Joel Macedo; o secretário de Governo, Ricardo McDonald Ghisi; o secretário de Administração, Fábio Scatolin; e a presidente da Curitiba S.A., Gina Paladino. Após tomar posse, o grupo entregará ao diretor-presidente do ICI uma carta solicitando informações sobre o órgão. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, são dados sobre as finanças e os contratos administrados pelo instituto, os quais não foram repassados durante o processo de transição.

O prefeito Gustavo Fruet já afirmou que pretende fazer uso do ICI durante a sua gestão, mas quer dar mais transparência aos dados colhidos pelos sistemas e acompanhar de perto os serviços contratados.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.