
Fernando Augusto Mello Guimarães, de 53 anos, foi empossado na tarde desta quinta-feira (13) como novo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Em cerimônia realizada no próprio TCE, em Curitiba, diversas autoridades como o governador Beto Richa e o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, assistiram Hermas Brandão entregar a presidência a Guimarães, que é funcionário de carreira do TCE. Ele assume o cargo pelos próximos dois anos.
Em entrevista concedida durante a tarde, Guimarães disse que "o Tribunal de Contas pode evitar que a administração falhe, mas não que o administrador falhe". Ele ainda defendeu que o TCE não pode agir sozinho na luta contra a corrupção. "É preciso uma mudança de consciência da sociedade, dos agentes públicos e também dos parlamentares", avalia.
O novo presidente ainda destacou que é necessário desenvolver formas de controle preventivo para que não precisem ser tomadas medidas repressivas. Para ele, os mecanismos eletrônicos são importantes aliados para evitar e corrigir problemas na administração pública. "Incentivar a participação popular, a realização de audiências públicas e promover a transparência são princípios que vão orientar a nossa administração".
Ele admitiu que houve falhas nas questões relacionadas à Assembleia Legislativa e todos os escândalos que envolveram a Casa nos últimos meses. Brandão discorda desse posicionamento e alega que o TCE realizou tudo o que podia ser feito.
Guimarães assegurou que o TCE fará auditoria de acompanhamento na Assembleia Legislativa do Paraná, procurando detectar e coibir atos irregulares.
Além de Guimarães e Brandão, estiveram presentes na cerimônia o governador Beto Richa, o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, o vice-governador Flávio Arns, além de deputados e representantes do Ministério Público (MP).



