• Carregando...
Richa durante evento com prefeitos: verbas para saúde e anúncio de contratações. | Orlando Kissner/Anpr
Richa durante evento com prefeitos: verbas para saúde e anúncio de contratações.| Foto: Orlando Kissner/Anpr

Adotando uma linha de comunicação parecida com a do presidente Michel Temer (PMDB), o governador Beto Richa (PSDB) tem intensificado uma agenda positiva em reação à onda de más notícias das últimas semanas. De anúncio de avanços na educação do estado à liberação de recursos para os municípios, passando pelo recebimento de verbas federais, Richa vem procurando neutralizar o quanto pode os recentes escândalos políticos envolvendo o nome dele.

O tucano teria sido incluído na “segunda lista de Janot” por ter o nome citado nos acordos de colaboração premiada firmados com executivos da Odebrecht, no âmbito da Operação Lava Jato. Também teve aberto contra si um segundo inquérito no Superior Tribunal de Justiça (STJ), por suposto envolvimento em irregularidades na concessão de licenças ambientais na região do Porto de Paranaguá

Frases de impacto marcam julgamento de Ezequias Moreira no TJ-PR

Além disso, nesta semana, viu o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) condenar a seis anos e oito meses de prisão Ezequias Moreira Rodrigues, atual secretário especial de Cerimonial, pelo caso da “sogra fantasma”. Embora a decisão, não tenha efeito prático – pois o crime já prescreveu –, ela voltou a colocar nos holofotes uma situação difícil de Richa explicar a opinião pública: manter no governo alguem condenado por desvios de verba pública. A nomeação de Ezequias para o primeiro escalão do governo Richa, aliás, foi o que garantiu a ele foro privilegiado às vésperas do julgamento em 1.ª instância, em junho de 2013.

Agenda positiva

Ao passo que vive todos esses contratempos, Richa vem intensificando notícia positivas do governo dele. Na semana passada, ao anunciar mais de R$ 360 milhões de investimentos em saneamento ao lado do ministro das Cidades, Bruno Araújo, ressaltou os índices de cobertura de tratamento de água e esgoto no estado, a balneabilidade das praias do litoral e até o fim das filas de caminhões no Porto de Paranaguá.

Richa visita Doria, o tucano “sensação” do momento

Leia a matéria completa

Na quarta-feira (5), liberou R$ 35 milhões para 206 cidades aplicarem na área da saúde e nomeou 585 servidores para atuar no setor. Em Londrina, onde já havia destacado a integração do governo com os municípios ao abrir a exposição rural da cidade, vistoriou obras no IML e em rodovias locais, para destacar melhorias na infraestrutura. A empresários, Richa destacou o aumento das notas de classificação do Paraná por agências internacionais, ressaltou a instalação de empresas via Paraná Competitivo e citou que o Financial Times classificou o estado como dono da melhor estratégia de atração de investimentos da América do Sul.

Nem mesmo a educação, setor que trouxe as maiores dores de cabeça para Richa no atual mandato, ficou de fora. Em evento como diretores de escolas, afirmou que o Paraná investe mais de 35% do orçamento no setor, melhorou a infraestrutura dos estabelecimentos e ofereceu ganhos reais acima da inflação aos docentes desde 2011.

“Convivo bem com a oposição, com o contraditório. Só não aceito sacanagens”, disse Richa a prefeitos sobre os ataques de “viés político” que têm sofrido de setores que “se negam a reconhecer os avanços dos Paraná nos últimos seis anos”, reclamou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]