Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Relações exteriores

Em reunião com Ban Ki-moon, Dilma defende reformas na ONU

Presidente que maior participação de Brasil na ONU, diz porta-voz. Dilma afirmou apoiar reeleição de Ban Ki-moon no comando da ONU

A presidenta Dilma Rousseff recebe em audiência o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, no Palácio do Planalto | Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
A presidenta Dilma Rousseff recebe em audiência o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, no Palácio do Planalto (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta quinta-feira (16), em reunião com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, maior participação do Brasil e outros países em desenvolvimento no organismo internacional, informou o porta-voz da Presidência, Rodrigo Baena.

"A presidente Dilma expressou o desejo que haja maior participação de países emergentes no secretariado da ONU", disse. De acordo com a Presidência, Ban Ki-moon "tomou nota" do pedido. O porta-voz afirmou ainda que Dilma manifestou apoio à candidatura de Ban Ki-moon à reeleição ao comando das Nações Unidas.

Por sua vez, o secretário-geral das Nações Unidas elogiou a posição de liderança do Brasil nas discussões sobre proteção ambiental e redução de gases do efeito estufa. Ele destacou ainda que Dilma será a primeira mulher a abrir o debate geral da Assembleia das Nações Unidas, em setembro.

Segundo Baena, Dilma agradeceu Ban Ki-moon por ter recebido em audiência o candidato brasileiro à direção da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), José Graziano. "Ban Ki-moon disse que apesar de não ter participação no processo seletivo, considera Graziano um excelente candidato", relatou o porta-voz da Presidência.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.