• Carregando...

A sensação de insegurança que os paulistanos sentem nas ruas ou em casa foi traduzida em números pela secretaria de Segurança Pública (SSP) e na última pesquisa do Ibope para a sucessão estadual. De acordo com o a SSP, 88 pessoas em São Paulo são assaltadas por hora. Correm maior risco de ser roubadas as pessoas que circulam ou moram na zona sul da cidade. Em seguida, vêm as zonas leste, oeste, o centro e norte.

A pesquisa feita pelo Ibope incluiu o item segurança nas perguntas. Descobriu que de cada três pessoas que moram no estado de São Paulo, uma já foi assaltada. A maioria das pessoas é atacada no meio da rua.

- Já fui assaltado duas vezes na rua. Isso me fez ficar mais esperto, mais atencioso - diz o autônomo Marcos Antonio da Silva.

A pesquisa do Ibope mostrou que 18% dos casos de assalto acontece no trânsito.

A advogada Ângela Barral deixou de dirigir em São Paulo depois de vários assaltos.

- Eles me abordaram pedindo um dinheiro. Quando ia dar, levavam a carteira, a bolsa, os documentos. Parei de dirigir em São Paulo - diz ela.

Outros 18% dos assaltos acontecem quando as pessoas estão dentro de casa . Nesta madrugada, um flat na Bela Vista foi invadido por dez bandidos. Nove apartamentos foram assaltados. Eles pegaram uma lista com o nome dos moradores com os porteiros e conseguiram uma cópia da chave dos apartamentos na lavanderia. Foram roubados dinheiro, jóias, computadores.

O que mais preocupa é que 31% das vítimas não procura a polícia para denunciar o roubo.

- Mesmo que tenham sido roubados R$ 10 é importante que as pessoas denunciem o crime.ç É uma forma de cobrar da polícia uma ação mais efetiva - diz a diretora da ONG Sou da Paz, Mariana Montoro.

De acordo com a SSP, os roubos caíram no estado no segundo trimestre deste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]