Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notas políticas

Encaixe

A mulher do chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, que é funcionária de carreira do Tribunal de Contas, acaba de ser nomeada para o Conselho de Administração da Sanepar. Tatiana, avisam os governistas, é mais um caso de nepotismo qualificado porque consideram a esposa do secretário competente. O filho do deputado federal Max Rosenmann, Paulo Rosenmann, também ganhou cargo no governo. Assumiu o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do Paraná.

Sem encaixe – O governador Roberto Requião (PMDB) ainda não resolveu a situação de aliados de primeira hora. O ex-deputado federal André Zacharow e o ex-deputado estadual Cesar Seleme, que não conseguiram a reeleição, ainda estão na fila de espera. Desde o final do segundo turno, quando foi confirmada a vitória de Requião, não receberam nenhum convite para ocupar cargo comissionado no governo ou em autarquias. Mas não perderam a esperança.

Pedreira – Projetos polêmicos como a mudança na indicação dos diretores da Paranaprevidência, o reajuste salarial do funcionalismo público estadual e a extinção do Serlopar continuam na fila de espera para votação na Assembléia. O líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), disse que pretende limpar a pauta esta semana, liquidando os três assuntos. O único que não deve dar trabalho para o governo é o fim do serviço de loterias.Guerra – A votação do reajuste dos servidores públicos não deve avançar na sessão de amanhã. Como não houve quórum na quinta-feira, a mensagem retorna à pauta, mas como recebeu seis emendas vai para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Só depois de parecer volta ao plenário. A oposição vai insistir em aprovar as emendas. Os deputados do governo querem derrubar com o argumento de que são demagógicas, mas para isso vão ter que assumir o desgaste político de votar contra o funcionalismo.Desconto – Outro projeto previsto na pauta de votações da semana é o que reduz o valor da taxa de esgoto em 50%. "O porcentual é muito alto e um abuso contra o consumidor, que tem que pagar uma conta de água absurda todo mês ", disse autor do projeto, Mauro Moraes (PMDB). A taxa de esgoto representa 80% sobre o valor da água.

Reviver – O ex-presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão, que está apagado do contexto político desde que assumiu como conselheiro do Tribunal de Contas, vai poder relembrar os velhos tempos. É um dos convidados da comitiva que embarca para o Japão na quinta-feira. Viaja junto com o governador Roberto Requião (PMDB) e com os deputados do PMDB, Alexandre Curi, Caíto Quintana e Nereu Moura. O tucano Luiz Nishimori comanda o grupo.

Defesa – O presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus (DEM), está na expectativa do governador Roberto Requião (PMDB) sancionar o projeto que oferece alimentação especial nas escolas públicas a alunos diabéticos, hipoglicêmicos e celíacos. A proposta de autoria de Justus entra em votação final amanhã. Vôo – A deputada estadual Rosane Ferreira (PV), que cumpre o primeiro mandato, surpreendeu os colegas ao declarar que não concorrerá a reeleição. O que pouca gente sabe é que o grupo político da deputada tem outros planos. Quer Rosane disputando a eleição para a prefeitura de Araucária, no próximo ano.

Pinga-fogo

A Associação dos Municípios do Paraná já tinha até divulgado quanto cada município deve receber com o aumento de 1% no Fundo de Participação dos Municípios, comemorando a votação no Congresso Nacional --- Mas a votação foi adiada --- A pauta da Câmara dos Deputados começa a semana trancada por três medidas provisórias --- Só depois de analisá-las, os deputados poderão concluir o primeiro turno da votação da PEC que aumenta o repasse ao FPM --- O vereador Felipe Braga Côrtes (sem partido) pediu licença por uma semana da Câmara Municipal de Curitiba --- Ele viaja para Nova Iorque, onde também estará Beto Richa, participando de um evento sobre meio ambiente --- A Câmara esclarece que a viagem de Côrtes será custeada pelo próprio vereador --- Para atenuar o desgaste de quinta-feira, quando a votação do salário dos funcionários não pôde ser realizada por falta de quórum, os deputados governistas devem comparecer em peso amanhã na Assembléia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.