A mulher do chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, que é funcionária de carreira do Tribunal de Contas, acaba de ser nomeada para o Conselho de Administração da Sanepar. Tatiana, avisam os governistas, é mais um caso de nepotismo qualificado porque consideram a esposa do secretário competente. O filho do deputado federal Max Rosenmann, Paulo Rosenmann, também ganhou cargo no governo. Assumiu o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do Paraná.
Sem encaixe O governador Roberto Requião (PMDB) ainda não resolveu a situação de aliados de primeira hora. O ex-deputado federal André Zacharow e o ex-deputado estadual Cesar Seleme, que não conseguiram a reeleição, ainda estão na fila de espera. Desde o final do segundo turno, quando foi confirmada a vitória de Requião, não receberam nenhum convite para ocupar cargo comissionado no governo ou em autarquias. Mas não perderam a esperança.
Pedreira Projetos polêmicos como a mudança na indicação dos diretores da Paranaprevidência, o reajuste salarial do funcionalismo público estadual e a extinção do Serlopar continuam na fila de espera para votação na Assembléia. O líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), disse que pretende limpar a pauta esta semana, liquidando os três assuntos. O único que não deve dar trabalho para o governo é o fim do serviço de loterias.Guerra A votação do reajuste dos servidores públicos não deve avançar na sessão de amanhã. Como não houve quórum na quinta-feira, a mensagem retorna à pauta, mas como recebeu seis emendas vai para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Só depois de parecer volta ao plenário. A oposição vai insistir em aprovar as emendas. Os deputados do governo querem derrubar com o argumento de que são demagógicas, mas para isso vão ter que assumir o desgaste político de votar contra o funcionalismo.Desconto Outro projeto previsto na pauta de votações da semana é o que reduz o valor da taxa de esgoto em 50%. "O porcentual é muito alto e um abuso contra o consumidor, que tem que pagar uma conta de água absurda todo mês ", disse autor do projeto, Mauro Moraes (PMDB). A taxa de esgoto representa 80% sobre o valor da água.
Reviver O ex-presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão, que está apagado do contexto político desde que assumiu como conselheiro do Tribunal de Contas, vai poder relembrar os velhos tempos. É um dos convidados da comitiva que embarca para o Japão na quinta-feira. Viaja junto com o governador Roberto Requião (PMDB) e com os deputados do PMDB, Alexandre Curi, Caíto Quintana e Nereu Moura. O tucano Luiz Nishimori comanda o grupo.
Defesa O presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus (DEM), está na expectativa do governador Roberto Requião (PMDB) sancionar o projeto que oferece alimentação especial nas escolas públicas a alunos diabéticos, hipoglicêmicos e celíacos. A proposta de autoria de Justus entra em votação final amanhã. Vôo A deputada estadual Rosane Ferreira (PV), que cumpre o primeiro mandato, surpreendeu os colegas ao declarar que não concorrerá a reeleição. O que pouca gente sabe é que o grupo político da deputada tem outros planos. Quer Rosane disputando a eleição para a prefeitura de Araucária, no próximo ano.
Pinga-fogo
A Associação dos Municípios do Paraná já tinha até divulgado quanto cada município deve receber com o aumento de 1% no Fundo de Participação dos Municípios, comemorando a votação no Congresso Nacional --- Mas a votação foi adiada --- A pauta da Câmara dos Deputados começa a semana trancada por três medidas provisórias --- Só depois de analisá-las, os deputados poderão concluir o primeiro turno da votação da PEC que aumenta o repasse ao FPM --- O vereador Felipe Braga Côrtes (sem partido) pediu licença por uma semana da Câmara Municipal de Curitiba --- Ele viaja para Nova Iorque, onde também estará Beto Richa, participando de um evento sobre meio ambiente --- A Câmara esclarece que a viagem de Côrtes será custeada pelo próprio vereador --- Para atenuar o desgaste de quinta-feira, quando a votação do salário dos funcionários não pôde ser realizada por falta de quórum, os deputados governistas devem comparecer em peso amanhã na Assembléia.



