A diretoria de uma escola municipal de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, decidiu instalar câmeras filmadoras para combater o vandalismo. Foram instaladas 12 câmeras na EMEF Profª Ana Berling Macedo. Duas delas estão gerando polêmica: foram colocadas nos banheiros feminino e masculino usados pelos alunos.
Para a diretoria da escola, não há qualquer irregularidade, pois as câmeras gravam apenas imagem da área comum, onde estão as pias. Argumenta também que esta área já é vista do lado de fora. Lembra ainda que torneiras já foram levadas e que a medida deve inibir também as pichações e que a reunião foi decidida pelo conselho da escola, que inclui representantes de pais e professores.
Mães de alunos reclamaram, dizendo que as meninas estão com vergonha de usar o banheiro.
O caso foi parar na polícia e as mães registraram boletim de ocorrência. O delegado Nelson de Mello disse que serão verificadas as instalações da escola e os locais das câmeras, para avaliar se os alunos podem sofrer algum tipo de constrangimento. O juiz da Vara da Infância e Juventude deverá avaliar o caso depois do trabalho da polícia.



